Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: lançada licitação para ligar Cantareira à Paraíba do Sul

Obra tem prazo 18 meses para ser concluída e orçamento de R$ 830 milhões; vazão média prevista de transferência de água será de 5.130 litros por segundo

30 jan 2015 - 18h30
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Carro aparece no solo seco da represa de Atibainha em Nazaré Paulista.</p>
Carro aparece no solo seco da represa de Atibainha em Nazaré Paulista.
Foto: Nacho Doce / Reuters

O governo do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira licitação para interligar o Sistema Cantareira com a bacia do rio Paraíba do Sul, que já abastece o Rio de Janeiro. A obra tem prazo 18 meses e orçamento de R$ 830 milhões.

Segundo a companhia de água e saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), o empreendimento permitirá captação de água na represa Jaguari, na bacia do Paraíba do Sul, e a transferência para a represa Atibainha, do Cantareira.

A vazão média prevista é de 5.130 litros por segundo e o sistema permitirá a transferência de água no sentido contrário, da represa Atibainha para a Jaguari.

A Sabesp não pode informar de imediato o nível atual de armazenamento da represa Jaguari, mas segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório está com 1,79% da capacidade ocupada. Enquanto isso, outras represas do rio Paraíba do Sul, como Paraibuna e Santa Branca, estão com nível zero, segundo o ONS.

Procurado, o governo do Estado de São Paulo não comentou o assunto.

A licitação envolve uma adutora com 13,5 quilômetros de extensão e uma adutora em túnel com 6,5 quilômetros de extensão, informou a Sabesp. O sistema será composto ainda por uma estação elevatória (de bombeamento), subestação elétrica e outros equipamentos.

"A interligação é uma medida importante para enfrentar a pior seca da história do Sudeste. A intervenção está prevista no Plano da Macrometrópole, que lista as obras necessárias para garantir o abastecimento nas próximas décadas para a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Sua execução é essencial diante da crise hídrica", afirmou a Sabesp.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade