Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: presídio feminino terá playground e ala para amamentação

SP: presídio feminino terá playgroud e ala para amamentação

13 ago 2011 - 15h41
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Cícero Afonso
Direto de Presidente Prudente

A região oeste do Estado de São Paulo, considerada o local de maior percentual de presos por habitante do mundo, vai ganhar mais uma unidade prisional. A penitenciária feminina, que possui creche, espaço de lazer e até um parquinho para crianças, será inaugurada na terça-feira na cidade de Tupi Paulista.

A área total construída é de 19.142,34 m² - com capacidade para abrigar 714 detentas, sendo 660 no regime fechado e 54 no semiaberto. Além dos espaços destinados à saúde, há setores para amamentação, creche, biblioteca, playground, mini-campo de futebol, um pavilhão para o trabalho e área de visita íntima. O objetivo do modelo é proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e segurança para presas e servidores.

O projeto Espaço Mãe é uma das novidades que fará parte da realidade das presas em Tupi Paulista. Durante os seis meses do período de amamentação, as mães reeducandas e seus bebês serão acolhidos em um espaço totalmente equipado e aconchegante. Haverá local para o banho, trocador, lactário (para preparo de bebidas lácteas) e área para recreação. Tudo isso com o apoio da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

O terreno destinado à implantação da penitenciária está localizado na zona rural, distando 11,19 km do centro da cidade e de 6,68 km da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP -294), sentido Panorama. O custo total da unidade, que vai operar com 190 funcionários, foi de aproximadamente R$ 44 milhões.

Trabalho

A Penitenciária de Tupi Paulista contará com uma padaria artesanal, projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade. Durante um mês, funcionários da Funap, agentes penitenciários e algumas sentenciadas passarão por capacitação para retransmitir as técnicas as demais detentas.

No curso são ensinadas técnicas básicas para o preparo de pães artesanais. As receitas são simples e elaboradas a partir do aproveitamento de vegetais (como hortaliças e frutas). "A intenção é qualificar essas mulheres. Assim quando cumprirem suas penas conseguirão ter uma renda com a fabricação e venda desses pães", explicou a primeira dama do Estado, Lu Alckmin, que deve acompanhar a inauguração da unidade.

O novo modelo de penitenciária será inaugurado na terça-feira em Tupi Paulista (SP)
O novo modelo de penitenciária será inaugurado na terça-feira em Tupi Paulista (SP)
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra