Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF começa a julgar aceitação de denúncia contra Bolsonaro

Ex-presidente arrisca se tornar réu por tentativa de golpe

25 mar 2025 - 10h10
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento sobre a aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete investigados por tentativa de golpe.

    A sessão foi aberta pelo ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, que ainda inclui o relator Alexandre de Moraes, além de Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

    A audiência teve início com um resumo da denúncia por parte de Moraes, que disse que, segundo a PGR, os acusados buscavam "romper a normalidade do processo sucessório" após as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.

    "A organização criminosa seguiu todos os passos necessários para depor o governo legitimamente eleito", disse Moraes, citando a denúncia. De acordo com a ação, a trama golpista só não se concretizou por causa da "resistência dos comandos do Exército e da Aeronáutica".

    Além de Bolsonaro, a lista de denunciados inclui os ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça); Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens do ex-presidente; o ex-comandante da Marinha Almir Garnier; e o deputado federal Alexandre Ramagem, que na época chefiava a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

    Eles são acusados pelos delitos de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado de direito, dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade