STF retoma hoje julgamento de denúncia contra Bolsonaro
Sessão será reiniciada com voto do relator Alexandre de Moraes
Com o voto do ministro Alexandre de Moraes, que deve aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento sobre as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
A expectativa é de que Moraes, relator do caso, apresente um voto duro contra o ex-mandatário e outros sete acusados por crimes como abolição violenta do Estado de Direito e associação criminosa.
As defesas de Bolsonaro e do general Walter Souza Braga Netto haviam solicitado o impedimento de Moraes de participar do inquérito, mas o Plenário da Corte rejeitou os pedidos.
O relator deve começar a falar às 9h30, logo após o início da audiência, e seu voto deve se estender por cerca de duas horas.
Na sequência, votam os outros quatro membros do colegiado: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da turma.
Zanin demonstrou a intenção de dar celeridade a essa fase do inquérito sobre o Núcleo 1 da trama golpista, que está sendo analisada desde terça-feira (25). No entanto é incerto se a votação dos ministros será concluída ainda nesta quarta-feira.
Isso porque, diferentemente de ontem, nesta quarta não poderá haver sessão a partir das 14h, já que está marcada uma reunião presencial no Plenário do STF. .