Tentaram dar um golpe para a gente não assumir, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que as recentes revelações de inquérito da Polícia Federal sobre a tentativa de um golpe de Estado no Brasil já não podem ser desmentidas e mostram a real intenção do grupo investigado -- que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Relatório final de inquérito da PF divulgado na terça-feira aponta o envolvimento de Bolsonaro e de uma série de autoridades e militares em uma tentativa de golpe para impedir que o petista assumisse a Presidência. O plano descrito pela polícia envolvia o assassinato de Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que comanda uma série de ações judiciais envolvendo aliados e o próprio ex-presidente.
"Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira", disse Lula em cerimônia do lançamento do Programa Periferia Viva, descrevendo um ambiente repleto de "mentiras" e "ódio".
"Agora está ficando verdadeiro. Ninguém pode desmentir porque na verdade eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República", afirmou Lula no evento. "É isso que eles tentaram fazer."