Governo do Rio inicia construção da estrada Paraty-Cunha
Durante os próximos 18 meses, RJ-165 será drenada e pavimentada até o limite com o Estado de São Paulo
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Obras, iniciou na última segunda-feira a construção da segunda estrada-parque do Estado do Rio, a Paraty-Cunha, na Costa Verde. Durante os próximos 18 meses, o DER irá fazer a drenagem e pavimentar os 9,4 quilômetros do trecho da RJ-165 até o limite com o Estado de São Paulo, onde se conecta com a SP-171.
Máquinas e operários começaram a fazer a limpeza na altura da estaca zero, marcando o início efetivo da obra, um caminho mais curto para vir ou chegar ao Vale do Paraíba, em São Paulo. Até a concessão da licença de instalação pelo Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a população precisou esperar cinco anos.
Ao fim dos 18 meses, serão gastos mais três para a adequação ambiental da estrada que, a exemplo da Capelinha-Visconde de Mauá, em Resende, no Médio Paraíba, obedece a uma série de exigências de preservação da fauna e flora locais. O trecho está localizado dentro do Parque Nacional da Bocaina e segue o conceito de estrada-parque com o uso de asfalto menos poluente, a preservação do curso de rios e córregos, e a criação de travessias aéreas e subterrâneas para animais.
Foram catalogadas na região, por um grupo do Laboratório de Zoologia de Vertebrados da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 31 espécies de mamíferos. O projeto tem recursos provenientes de empréstimos do governo do Estado junto à Comissão Andina de Fomento (CAF).