Mortes no trânsito caem após maior rigor na Lei Seca
Um levantamento feito pelo governo federal apontou uma queda de 10% no número de mortes por acidentes de trânsito em todo o país no ano passado, logo após a entrada em vigor da Lei Seca mais rigorosa que dobrou o valor das multas. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a redução interrompe uma sequência de aumento da violência no trânsito registrada nos últimos três anos e representa a maior queda desde 1998, quando as mortes diminuíram 13%.
Segundo os dados preliminares do Sistema Único de Saúde, 40,5 mil pessoas morreram em 2013, contra 44,8 mil em 2012. A estatística coincide com o primeiro ano de vigência da Lei Seca mais severa, que além de ter dobrado o valor das multas, passou a considerar novos meios de provar a ingestão de álcool.
Especialistas ouvidos pelo jornal disseram que além da mudança na lei, outros fatores contribuíram para a queda nas estatísticas, como o aumento do número de carros com airbag e freios ABS. Em 2011, o Brasil assinou uma resolução da ONU para reduzir o número de mortes até 2020, na que foi chamada de Década de Ação pelo Trânsito Seguro.
Veja quais são os carros que registraram maior número de acidentes em rodovias federais