SP implanta 13,9 quilômetros de novas faixas de ônibus nesta segunda
A prefeitura de São Paulo continua, nesta segunda-feira, a implantação de novas faixas de ônibus que fazem parte do programa Dá Licença Para o Ônibus. Ao todo, mais 13,9 quilômetros de faixas exclusivas começam a funcionar hoje. No centro, o eixo composto pela avenida São Luiz, viaduto Nove de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula complementam o cinturão batizado como Rótula do Centro.
Com a novidade, o trecho de exclusividade se estende entre as avenidas Ipiranga e Brigadeiro Luís Antônio. As novas faixas de trânsito são implantadas em uma parceria entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transportes (SPTrans).
A nova faixa na região central valerá para ambas as pistas das vias, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e aos sábados, das 6h às 14h.
Corredor norte-sul
A CET implanta ainda nesta segunda um trecho de 300 metros de faixa exclusiva nos arredores do corredor norte-sul. O novo trecho funcionará na avenida Cásper Líbero, no sentido aeroporto, entre a rua Mauá e a rua Washington Luís. Neste caso específico, a faixa será implantada do lado esquerdo da via.
O funcionamento da faixa exclusiva ocorre entre 6h e 22h de segunda a sexta e das 6h às 14h aos sábados.
Zona sul
Na Avenida Nove de Julho, onde já existe o corredor de ônibus em boa parte da via, a CET irá implantar a faixa exclusiva entre as avenidas Cidade Jardim e São Gabriel, em ambos os sentidos, de segunda a sexta, das 6h às 22h e aos sábados, das 6h às 14h.
No jardim São Luís, uma faixa foi implantada na rua Dr. João César de Castro. A nova faixa vai funcionar no sentido Terminal Guarapiranga em toda a extensão da via, do lado esquerdo, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30.
Zona leste
Na região leste da capital, foram implantados 3,5 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus na avenida Nagib Farah Maluf e na avenida professor João Batista Conti, em Itaquera. Segundo a CET, a faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro e das 17h às 20h, no sentido bairro.
Na Nagib Farah Maluf, a faixa funciona entre a avenida João Batista Conti e a avenida José Pinheiro Borges. Já na Professor João Batista Conti, entre a avenida Sabbado D’Angelo e a rua Ana Maria Sirani.
Na Vila Carrão, a nova faixa será implantada na rua Antônio de Barros no sentido centro e nas ruas Cesário Galeno, Honório Maia, Gonçalo Nunes, Rodrigues Velho e viaduto Conselheiro Carrão, no sentido bairro, além do viaduto Antônio Abdo e da avenida Conselheiro Carrão, nos dois sentidos.
No bairro Cidade Tiradentes, a nova faixa foi colocada nas avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos. No local a prioridade valerá nessas vias no trecho entre a rua Arroio Triunfo e a avenida dos Metalúrgicos, de segunda a sexta-feira das 17h às 20h no sentido Bairro.
No bairro da Penha, o novo corredor foi colocado na rua Guaiaúna. Por causa da mudança, desde sábado a via passou a operar no sentido da Praça Benjamin Schalch (Metrô Penha) para a rua Coronel Rodovalho. A faixa nesse trecho funcionará das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Além dessa alteração, a CET vai implementar mão única na rua Aracati, no trecho entre as ruas Guaiaúna e Major Ângelo Zanchi. Agora, a rua Aracati passa a operar no sentido bairro neste trecho.