vc repórter: sem água, moradores protestam e bloqueiam rodovia na BA
A falta de água revoltou os moradores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que interditaram por duas vezes o Anel Viário da BR-116 na última segunda-feira, causando lentidão no trânsito.
Segundo a ViaBahia, concessionária que administra o trecho, o primeiro bloqueio aconteceu por volta das 9h e se estendeu até as 11h30, no quilômetro 6 da via.
Mais tarde, às 18h30, os moradores queimaram pneus e voltaram a bloquear os dois sentidos do Anel Viário no quilômetro 8. O trecho de acesso ao bairro de Anagé também foi obstruído, e um ônibus foi incendiado. Houve congestionamento no local. O tráfego de veículos só foi liberado por completo às 23h37.
Procurada pelo Terra, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), que abastece a região, afirmou que em razão de um problema operacional, moradores de bairros como Henriqueta Prates, Recanto das Águas, Vila Serrana, Senhorinha Cairo, Miro Cairo e a zona rural do Bate Pé estavam sem água desde sexta-feira.
Segundo o órgão, no entanto, o problema já havia sido resolvido na manhã de segunda-feira. Como alguns bairros ficam na parte alta da cidade, a água demorou mais para voltar às torneiras desses moradores, explicou o órgão.
O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.