Trecho do antigo 'Fura-Fila' é inaugurado nesta quinta em SP
Começa a funcionar nesta quinta-feira o trecho de 2,8 km do corredor de ônibus Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), que liga o Ipiranga, na zona sul, ao terminal Vila Prudente, na zona leste. A prefeitura acredita que 10 mil pessoas devam passar pela linha por dia. As informações são da Folha de S. Paulo.
Com a inauguração do novo trecho, o corredor passa a ter 10,8 km, com três terminais onde se integra com a malha de ônibus: Mercado Municipal (centro), Sacomã (sul) e Vila Prudente (leste). O terminal da Vila Prudente será integrado futuramente à Linha 2 (Verde) do Metrô. A ampliação do corredor até Cidade Tiradentes tem conclusão prevista para 2012.
Ainda de acordo com o jornal, o trecho custou R$ 145 milhões e foi inaugurado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) com mais de um ano de atraso.
Kassab afirmou diversas vezes durante sua campanha no ano passado que só faria corredores "sem interferências de semáforos e cruzamentos, segregados dos carros e com pontos de ultrapassagem". No entanto, o trecho que começa a funcionar hoje é cortado por cruzamentos e semáforos nos cerca de 400 m não elevados até o terminal Vila Prudente. A maior parte do "corredor" não é sequer faixa exclusiva.
Segundo o jornal, a continuação do corredor de 21 km até Cidade Tiradentes terá, no total, 25 semáforos.
Também começam a funcionar nesta quinta a estação do Fura-Fila Alberto Lion (Ipiranga) e a parada Divinópolis, na avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo.
A estimativa da prefeitura é reduzir o tempo de viagem da Vila Prudente a região central em 30 minutos. Os ônibus terão intervalos de partida de sete minutos.