Um ano após o 8 de janeiro, PF faz operação para identificar financiadores de invasão
A 23ª fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão em 12 estados
Um ano depois dos ataques antidemocráticos ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, em Brasília, a Polícia Federal realiza, nesta segunda-feira, 8, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria.
Um ano depois dos ataques antidemocráticos ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, em Brasília, a Polícia Federal realiza nesta segunda-feira, 8, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023 na capital do Brasil, quando bolsonaristas invadiram as sedes dos poderes e depredaram os prédios e bens públicos.
De acordo com a PF, foram expedidos pelo STF 47 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão, e um de prisão preventiva, em 12 estados brasileiros. São eles: Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A PF apura que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.
São investigados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam e a Operação Lesa Pátria é permanente, sendo que a PF atualiza periodicamente sobre o número de mandados judiciais com expedidos e pessoas capturadas.
Veja o número de mandados judiciais por estado:
Mandados de busca e apreensão:
BA - 02
DF - 05
GO - 02
MA - 04
MG - 02
MT - 10
PR - 01
RO - 01
RS - 13
SC - 02
SP - 01
TO – 03
Mandados de prisão preventiva
BA - 01