Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vacina contra Dengue: hospital de Porto Alegre busca voluntários para testes

O Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre, começou a convocar voluntários nesta semana para participar de uma nova fase do estudo da vacina contra a dengue. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição. Nessa etapa do estudo, não será utilizado placebo, e serão comparados os efeitos da vacina produzida […]

14 mar 2023 - 11h21
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre, começou a convocar voluntários nesta semana para participar de uma nova fase do estudo da vacina contra a dengue. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição.

Foto: Porto Alegre 24 horas

Nessa etapa do estudo, não será utilizado placebo, e serão comparados os efeitos da vacina produzida pela MSD e do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan.

A Anvisa já aprovou duas vacinas contra a dengue, ambas disponíveis apenas na rede privada e com características diferentes. Segundo Fabiano Ramos, infectologista e diretor técnico do hospital, o benefício das vacinas testadas pela instituição é que elas requerem apenas uma aplicação.

Como funciona o teste

O novo estudo para vacina contra a Dengue começa nesta semana. Em parceria com o Instituto Butantan e a Merck Sharp and Dohme (MSD), o levantamento de não-inferioridade será realizado com dois tipos de imunizantes por meio da comparação de vacinas semelhantes produzidas com o vírus atenuado da MSD e do Instituto Butantan. O diferencial desta pesquisa é que não haverá a utilização de placebo, ou seja, todos os voluntários receberão um tipo de vacina, mas não terão conhecimento de qual laboratório foi aplicado até o final do estudo, pois será utilizado o método duplo-cego.

Neste estudo, aproximadamente 1.240 participantes serão randomizados na região Sul do Brasil, tendo uma porcentagem de recrutamento no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital São Lucas. Esses voluntários serão acompanhados durante 12 meses a partir da assinatura do termo de consentimento por meio de seis visitas presenciais no CPC e mais dois encontros remotos, por telefone. Para participar do levantamento, é necessário ter entre 18 a 50 anos de idade, não ter tido diagnóstico de dengue e ser saudável; demais critérios de seleção serão informados na entrevista inicial durante a triagem. Interessados em participar devem realizar a inscrição no site.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade