Vazamento de gás tóxico mata uma pessoa e suspende serviços públicos no interior de SP
Moradores foram orientados a deixar suas residências e ir para abrigo montado pela prefeitura em ginásio
Um vazamento de gás tóxico deixou uma pessoa morta em Pontal, no interior de São Paulo, na noite de terça-feira, 4. Pelo menos duas pessoas estão internadas no Hospital Santa Casa da cidade.
A Prefeitura de Pontal orientou os moradores do bairro Campos Elíseos e das proximidades a deixar suas casas e ir para o Ginásio de Esportes Adib Damião, que passou a funcionar como ponto de acolhimento. Na manhã desta quarta-feira, 5, alguns moradores puderam retornar às suas residências.
Nas redes sociais da prefeitura, o prefeito José Carlos Neves da Silva (PSL) informou que recebeu a informação sobre o vazamento de gás tóxico de um morador, por volta das 19h50 de terça-feira. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram até o local informado para retirar as pessoas de lá.
A causa do vazamento de gás tóxico ainda não foi esclarecida pelas autoridades, que investigam a possibilidade de se tratar de um acidente ou de um crime.
"O Corpo de Bombeiros informou que, de fato, não era verdadeira a informação que estava circulando que seria, possivelmente, um vazamento de amônia no local, podendo ser também um vazamento de cloro. Graças a Deus, não foi na residência em que aparentemente seria. Abrimos a residência e, quando chegamos no local foi apavorante ver aquelas pessoas correndo, pedimos apoio do Samu, e agora que passou o pânico, gostaria de tranquilizar a população", disse o prefeito em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A prefeitura comunicou que, junto com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Vigilância Sanitária e agentes de saúde, vão usar drones para sobrevoar a área e tentar encontrar a origem do vazamento.
"Eu gostaria também de pedir para a população que usem máscara, é muito importante. E se ainda tiver pessoas pelo bairro Campos Elíseos, Nova Pontal, Jardim Europa, Jequitibá 1, 2 e 3, Village, Vila Regina, venham até o ginásio, que estamos aqui prontos para abrigar todo mundo, e se for necessário, vamos abrir as escolas também", convocou o prefeito.
As aulas nas escolas da cidade e os serviços da prefeitura foram suspensos nesta quarta-feira e devem ser retomados na quinta-feira (6). A Secretaria de Saúde pede para que os moradores dos bairros afetados aguardem a liberação para que retornem às suas residências.
A prefeitura informou que foi feita análise nos sistemas de distribuição de água no bairro Campos Elíseos, e a água está 100% potável e adequada para o consumo.
Em nota enviada ao Terra, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o caso foi registrado pelo plantão da Delegacia Seccional de Sertãozinho e é investigado pela Delegacia de Pontal. Ainda segundo o comunicado, o foco do vazamento ocorreu no bairro Campo Elíseos, em Pontal.
Equipes da Polícia Técnico-Científica e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) estiveram no local. A Polícia Civil está tentando encontrar imagens de câmeras de segurança e realiza diligências para esclarecer o ocorrido.