Você sabe qual é o lugar mais alto do Rio Grande do Sul? Conheça!
Com cerca de 7 km de extensão, o Cânion Montenegro é um desfiladeiro profundo e estreito, que chega a atingir até 420 metros de profundidade em alguns pontos.
O Cânion Montenegro é uma impressionante formação geológica localizada no município de São José dos Ausentes, nordeste do Rio Grande do Sul e faz a divisa natural do estado. É considerado um dos mais belos cânions da região, com uma paisagem de tirar o fôlego que atrai muitos visitantes todos os anos.
Com cerca de 7 km de extensão, o Cânion Montenegro é um desfiladeiro profundo e estreito, que chega a atingir até 420 metros de profundidade em alguns pontos. É cercado por paredões rochosos imponentes, que parecem tocar o céu e oferecem uma vista espetacular da região.
Para visitar o Cânion Montenegro, é necessário fazer uma trilha de cerca de 6 km, que pode ser feita a pé ou a cavalo. Durante o trajeto, os visitantes podem apreciar a rica flora e fauna da região, que inclui espécies como o pinheiro-brasileiro, a araucária, o papagaio-charão, entre outros.
No final da trilha, os visitantes são recompensados com uma vista espetacular do Cânion Montenegro. É possível avistar as montanhas, os rios e toda a beleza natural da região. Além disso, há uma plataforma de observação que permite uma vista ainda mais privilegiada do cânion.
O Cânion Montenegro é um lugar incrível para quem gosta de aventura e natureza. É uma experiência única e inesquecível, que certamente ficará marcada na memória de quem o visita.
👣 Para ir até a borda do Cânion, basta deixar o carro no estacionamento e seguir por uma caminhada fácil de 15 minutos.
A estrada não está nas melhores condições, carros baixos trafegam em baixa velocidade (mas o importante é que dá para ir).
Para quem quiser ir no Pico mais alto do Cânion, precisa subir mais uns 200 metros onde há o Livro de Cume, um caderno com a assinatura das pessoas que já passaram por lá.
Em feriados, como a Páscoa e Carnaval, o pessoal da Rota Aventura faz o salto de pêndulo e a rede suspensa dentro do Cânion.
O acesso gratuito.
Lembrando que a para visitação de qualquer Cânion, o melhor horário é bem cedo da manhã, até em torno de 11 horas. Depois disso existe um fenômeno chamado "viração" e o local fica repleto de nuvens e não se enxerga nada (além de se ficar muito perigoso).
Para o roteiro completo nos Campos de cima da Serra (nome que se dá para a região), segue o Instagram com mais dicas de turismo: http://instagram.com/cachueirando/