PUBLICIDADE

BTG/FSB: Lula tem 43% das intenções de voto e Bolsonaro, 36%

Rodada da pesquisa mostra o candidato do PT com 7 pontos de vantagem; Bolsonaro perde em todos os cenários do 2º turno

29 ago 2022 - 07h24
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula e Jair Bolsonaro se preparam para debate presidencial na Band, no domingo, 28
Lula e Jair Bolsonaro se preparam para debate presidencial na Band, no domingo, 28
Foto: Renato Pizzutto/Band

Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República, encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira, 29, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece em seguida, com 36%.

Com relação à pesquisa anterior, de 22 de agosto, Lula recuou 2 pontos porcentuais (pp) sobre os 45%, no limite da margem de erro. No mesmo intervalo de uma semana, Bolsonaro se manteve no patamar anterior.

O cenário de estabilidade entre os dois ocorre na semana da entrevista dos presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo, e da operação da Polícia Federal (PF) contra empresários bolsonaristas acusados de defender um golpe caso Lula seja eleito. Mensagens trocadas pelo grupo foram expostas há algumas semanas. 

    O candidato Ciro Gomes (PDT) teve 9%, 3 pp a mais do que os 6% da pesquisa anterior, e Simone Tebet (MDB) registrou 4%, 1 pp a mais do que os 3% na amostra da semana passada. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), cuja candidatura foi retirada pelo seu partido, mantiveram o 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos não foram citados, não sabem ou não responderam foram 3%.

    Segundo turno

    Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro 52% a 39%, resultado idêntico numericamente ao da pesquisa de 22 de agosto. Lula venceria Ciro por 47% a 32% e Simone por 51% a 30%. Ciro bateria Bolsonaro por 49% a 41%. Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone a candidata apareceria numericamente à frente: 44% a 42%, dentro da margem de erro.

    Avaliação do governo

    Na pesquisa, o governo Bolsonaro foi considerado ruim ou péssimo por 45% dos entrevistados, ótimo ou bom por 34% e regular por 20%, resultados também idênticos ao da semana passada. A forma de governar de Bolsonaro é desaprovada por 55% (56% na anterior) e aprovada por 40%, (38% na passada).

    A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 26, e domingo, 28, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.

    Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade