Câmara de Vereadores cassa mandato de "patriota" acusado de furtar energia
A sessão para cassar o vereador Edvaldo Matias de Oliveira, filiado ao Partido Patriota, obteve seis votos favoráveis e três contrários
A Câmara Municipal de Cianorte, a 505 km de Curitiba (PR), cassou nesta segunda-feira (11) o mandato do vereador Edvaldo Matias de Oliveira, conhecido como Edvaldo Estância Luana; ele é filiado ao Patriota. Ele era alvo de uma denúncia por furto de energia em 2014, quando ainda não atuava como parlamentar.
A denúncia protocolada pelo Partido Verde acusava Oliveira de quebra de decoro parlamentar após aparecerem, nas redes sociais, vídeos nos quais o vereador aparece confessando o furto de energia ao Ministério Público do Paraná.
Os vídeos foram incluídos na denúncia feita à Mesa Diretora da Câmara, o que levou à cassação de Oliveira. Foram seis votos favoráveis à perda do mandato e três contrários.
Oliveira alegou motivos de saúde para não comparecer à sessão. Pelas redes sociais, o vereador justificou a ausência e agradeceu as mensagens de apoio.
"O vereador Edvaldo Estância Luana se afastou este final de semana por motivos de saúde. Ele pede desculpas por aqueles que tentaram entrar em contato. O vereador também agradece o carinho e a preocupação de toda a população. em breve, com saúde recuperada, vai responder a todos", disse a nota assinada pela assessoria de Oliveira.
Na esfera penal, um acordo homologado pela Vara Criminal de Cianorte livrou Oliveira do cumprimento de pena no caso do furto de energia.
Câmara de Cianorte cassa mandato do vereador Bolsonarista acusado de furto de energia por meio do chamado "gato". Inclusive confessou isso ao Ministério Público. É tudo cidadão de bem. Olha vídeo aí do Edvaldo Matias de Oliveira (Patriota) em campanha para Bolsonaro. Além de… pic.twitter.com/BBEDvSUkA0
— GugaNoblat (@GugaNoblat) December 11, 2023