Canadá inicia maior campanha de vacinação de sua história contra gripe A
Canadá iniciou hoje a maior campanha de imunização de sua história com a distribuição de vacinas contra o vírus H1N1 da gripe A para os grupos considerados de alto risco.
As autoridades canadenses determinaram que os menores de cinco anos, indivíduos com doenças crônicas e mulheres grávidas assim como os trabalhadores do setor sanitário serão os primeiros a receber a vacina.
A campanha para vacinar à população geral deve começar em duas ou três semanas, segundo autoridades sanitárias do país.
Mas o Governo canadense reconheceu que embora as mulheres grávidas sejam um dos grupos prioritários, até a semana que vem, Ottawa já não terá a sua disposição as primeiras doses da versão da vacina destinada a este grupo.
O doutor David Butler-Jones, diretor sanitário do Canadá, reconheceu que cada vez mais canadenses estão contraindo a nova gripe, apesar dos dados hospitalares ainda não estarem disponíveis.
Essa informação foi confirmada pela ministra da Saúde canadense, Leona Aglukkaq, que na sexta-feira disse que o Canadá já estava imersa na segunda onda de infecções do vírus H1N1.
Os últimos dados oficiais dados divulgados dia 22 de outubro dizem que 86 pessoas morreram em todo o país vítimas da gripe A.
Ottawa comprou 50,4 milhões de dose da vacina contra o vírus H1N1, suficiente para cobrir as necessidades de seus quase 34 milhões de habitantes.
Mas uma pesquisa divulgada na semana passada mostra que só 51% dos canadenses afirmaram estarem interessados em receber a vacina.