Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Casos de Covid-19 crescem 140% em São Paulo

Apesar do aumento, dados disponíveis não indicam alta de internações ou mortes

12 fev 2024 - 13h10
(atualizado em 14/2/2024 às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A capital paulista registrou um aumento de 140% de casos positivos de Covid-19 em duas semanas. Os dados são da análise feita pela plataforma SP Covid-19 Infotracker. Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) criaram a plataforma. A informação é da Folha de S.Paulo.

Casos de Covid
Casos de Covid
Foto: 19 crescem 140% em São Paulo - Álisson Pinheiro/CBDU/Agência Brasil / Perfil Brasil

Com a chegada do Carnaval, especialistas acreditaram que haverá uma explosão de registros da doença.

O que explica o aumento de casos da Covid-19?

O infectologista Renato Kfouri afirma que as aglomerações sempre provocam uma alta no número de casos quando já existe uma onda em curso (via Folha de S.Paulo).

"Se tem uma tendência de aumento, com a circulação aumentada do vírus, a proximidade entre as pessoas potencializa a transmissão e deve acelerar um pouco no pós-Carnaval", explica o especialista.

Além disso, com as aglomerações ocorre uma circulação de novas variantes do coronavírus. Segundo a plataforma de sequenciamento mantida pela Fiocruz, as subvariantes da Ômicron que estão levando a essa rápida escalada são as do grupo JD e a do grupo JN.

"Pela tendência, a JN.1 e subvariantes derivadas desse grupo têm ultrapassado as demais na corrida da transmissão", explica Wallace Casaca, coordenador da Infotracker (via Folha).

A princípio, a média móvel semanal saiu de 168 casos no dia 21 de janeiro para 404, no dia 4 de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Em 24 de dezembro de 2023, por exemplo, o órgão registrou 91 casos, o que mostra um aumento de 344%.

Vacinação

Houve um aumento consistente de casos desde o final do ano passado. Porém, os dados disponíveis não indicam alta de internações ou mortes.

Para Casaca, isso ocorre devido a vacinação em massa. " A gente espera um pico de casos de Covid nas próximas semanas. Bem menor, bem menos grave do que vimos em anos anteriores, devido à vacinação, mas teremos um boom, sem dúvida", afirma o especialista.
 
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade