Casos de diabetes quadriplicaram desde 1980, diz OMS
Relatório da OMS aponta que número de adultos afetados pela doença no mundo chegou a 422 milhões – 8,5% da população.
O número de pessoas com diabetes quadruplicou nos últimos 35 anos, aponta um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira (6). Segundo a OMS, cerca de 422 milhões de pessoas viviam com diabetes no mundo em 2014, e, em 1980, elas eram 108 milhões.
De acordo com os dados, 8,5% da população adulta é afetada pelo mal no mundo, refletindo um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso, obesidade e falta de atividade física.
"A diabetes está em ascensão", disse a diretora da OMS, Margaret Chan, na apresentação do primeiro relatório mundial sobre diabetes da organização. "Não se trata mais de uma doença que ocorre principalmente em países ricos. A diabetes vem aumentando em todos os lugares." Chan atribui a tendência a, entre outras coisas, mudanças de dieta e estilo de vida nos países emergentes.
Em 2015, cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram de diabetes e houve cerca de 2,2 milhões de óbitos associados à enfermidade.
Diabetes no Brasil
Segundo os dados da OMS, em 2014, metade dos adultos com diabetes viviam em cinco países: Brasil,China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
No Brasil, mais de 16 milhões de adultos sofrem da doença. A ocorrência do mal, de 8,1%, está ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%). O excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade, 20,1%, e a inatividade física, 27,2%.
A diabetes provoca a morte de mais de 70 mil brasileiros com mais de 30 anos por ano – cerca de 6% de todas as mortes.