Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cenipa investiga possíveis causas do acidente em Vinhedo (SP); modelo de avião já caiu outras vezes

Aeronave caiu no interior de São Paulo na última sexta-feira, 9, com 62 pessoas a bordo, mas nenhuma sobreviveu

12 ago 2024 - 11h35
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Acidente aéreo em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas que estavam a bordo
Acidente aéreo em Vinhedo (SP) matou 62 pessoas que estavam a bordo
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) na última sexta-feira, 9, ainda não teve causa revelada. A suspeita, no entanto, é de que houve congelamento de partes da aeronave turboélice modelo ATR-72. Desta forma, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tem trabalhado na coleta de dados dos gravadores de voos.

Apesar do modelo do avião contar com cinco dispositivos contra congelamento, o ATR-72 é vulnerável à formação de gelo. Segundo o jornal O Globo, cerca de 33 incidentes de segurança em voos com o modelo que caiu já foram reportados, sendo 11 destes envolvendo mortes.

O acidente mais letal com o modelo ATR-72 foi em 1994 em Indiana, nos Estados Unidos, no qual 68 pessoas morreram. A causa do ocorrido foi a formação de gelo na asa. O piloto chegou a solicitar pouso de emergência, contudo, não conseguiu aterrissar o avião a tempo.

Possível causa da queda do avião em Vinhedo

As informações disponibilizadas pelo banco de dados da ONG Flight Safety Foundation mostram que os diferentes tipos de formação de gelo em aeronaves podem prejudicar o peso e a aerodinâmica do modelo.

Até o momento, o Cenipa não revelou se a formação de gelo foi a responsável pela queda do avião em Vinhedo. Contudo, o estol, que ocorre quando os sensores de pressão e a velocidade relativa do ar dos aviões são congelados, é uma das possibilidades investigadas pelo Cenipa em relação à queda do avião no interior de São Paulo.

O estol, por exemplo, é o que levou um avião do mesmo modelo a cair em 2012 na Rússia, após sofrer uma inclinação excessiva em relação à trajetória da aeronave.

O prazo para que o Cenipa apresente um relatório preliminar sobre as possíveis causas da queda é em torno de 30 dias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade