Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Convite à posse de Trump apresentado por Bolsonaro não é resposta automática de site

DEFESA DO EX-PRESIDENTE PEDIU QUE STF AUTORIZE VIAGEM AOS EUA E MOSTROU E-MAIL RECEBIDO PELA ORGANIZAÇÃO DA POSSE; ENDEREÇO DO REMETENTE E TEXTO SÃO DIFERENTES DE RESPOSTA AUTOMÁTICA QUE PÚBLICO RECEBE AO PEDIR INGRESSOS NA PÁGINA DO EVENTO

14 jan 2025 - 12h57
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o convite para a posse de Donald Trump que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) é uma resposta automática para quem faz inscrição no site da organização do evento nos Estados Unidos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O convite apresentado por Bolsonaro não segue o mesmo modelo da resposta automática recebida por quem se inscreve no site da organização da posse de Trump. O texto e o remetente são diferentes. O Verifica se inscreveu no site The Inauguration of President Donald Trump e recebeu apenas um e-mail de confirmação de inscrição no evento, enviado pelo endereço "contact@mail.t47inaugural.com". O convite apresentado ao STF no pedido para autorizar a viagem de Bolsonaro foi enviado pelo e-mail "info@t47inaugural.com". Além de convidar à posse, o texto também faz convite ao baile Starlight, um dos três bailes organizados no dia 20 de janeiro.

O autor da postagem enganosa foi procurado, mas não respondeu.

Saiba mais: A defesa de Bolsonaro pediu autorização ao STF para que o ex-presidente participe da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 20 de janeiro no Capitólio, em Washington. A solicitação é necessária porque Bolsonaro e outras 19 pessoas tiveram o passaporte retido em virtude de uma investigação da Polícia Federal a respeito da tentativa de um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

No pedido apresentado ao STF, a defesa de Bolsonaro mostrou o convite que foi enviado para o e-mail do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ministro Alexandre de Moraes solicitou mais documentos e informações para dar prosseguimento ao pedido. De acordo com a decisão de Moraes, a mensagem direcionada para o e-mail do parlamentar não foi enviada por um "endereço identificado" e não tinha horário e programação da cerimônia.

A defesa do ex-presidente alegou que os esclarecimentos solicitados por Moraes constam no próprio e-mail. De acordo com a equipe de Bolsonaro, o e-mail foi enviado por um endereço com o domínio oficial da posse (t47inaugural.com), o que faz da mensagem um convite oficial.

Após esses esclarecimentos, o ministro enviou um pedido de manifestação para a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o convite de Bolsonaro à posse de Donald Trump. Até o momento, não houve posicionamento da PGR sobre a autorização da viagem.

E-mail de resposta automática é diferente do de convite

As postagens enganosas afirmam que o convite apresentado pela defesa de Bolsonaro ao STF seria apenas uma resposta automática, que pode ser conseguida por qualquer pessoa ao acessar o site da organização da posse. É verdade que qualquer pessoa pode se inscrever na página The Inauguration of President Donald Trump para solicitar ingressos para o evento no Capitólio. No entanto, o remetente e o texto enviado para quem faz essa inscrição são diferentes dos do convite que foi apresentado para o STF.

A reportagem se inscreveu no site e recebeu apenas uma confirmação do registro. O e-mail é enviado pelo Trump Vance Inaugural Committee, com endereço eletrônico "contact@mail.t47inaugural.com". O texto afirma que o pedido de ingressos será analisado e que um novo e-mail de acompanhamento será enviado nas próximas semanas com detalhes adicionais. O e-mail também afirma que os ingressos para a posse não estão garantidos. Isso indica que não há confirmação de forma automática após a inscrição.

O site de inscrição informa que a cerimônia de posse é aberta para o público em geral e que não são necessários ingressos. O ingresso dá direito a participar de um comício, da posse e do desfile presidencial.

O material apresentado pelo ex-presidente ao STF tem conteúdo e endereço eletrônico diferentes. De acordo com o despacho do ministro Alexandre de Moraes, o e-mail partiu do "info@t47inaugural.com", com texto diferente da resposta automática gerada pelo procedimento de inscrição. Abaixo, o texto do convite na íntegra:

"Caro Sr. Bolsonaro, esperamos que este e-mail o encontre bem. Em nome do presidente eleito Trump, gostaríamos de convidar o presidente Bolsonaro e um convidado para a cerimônia de posse do presidente eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, DC. Além disso, gostaríamos de estender um convite ao presidente Bolsonaro e um convidado para comparecer ao Starlight Inaugural Ball na noite de 20 de janeiro."

Uma das publicações que afirmam que o convite seria apenas uma resposta automática é do influencer Thiago dos Reis. Ele também diz que a viagem para os Estados Unidos seria um plano de fuga de Bolsonaro. Procurado pela reportagem, ele não retornou os questionamentos.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade