Convite à posse de Trump apresentado por Bolsonaro não é resposta automática de site
DEFESA DO EX-PRESIDENTE PEDIU QUE STF AUTORIZE VIAGEM AOS EUA E MOSTROU E-MAIL RECEBIDO PELA ORGANIZAÇÃO DA POSSE; ENDEREÇO DO REMETENTE E TEXTO SÃO DIFERENTES DE RESPOSTA AUTOMÁTICA QUE PÚBLICO RECEBE AO PEDIR INGRESSOS NA PÁGINA DO EVENTO
O que estão compartilhando: que o convite para a posse de Donald Trump que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) é uma resposta automática para quem faz inscrição no site da organização do evento nos Estados Unidos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O convite apresentado por Bolsonaro não segue o mesmo modelo da resposta automática recebida por quem se inscreve no site da organização da posse de Trump. O texto e o remetente são diferentes. O Verifica se inscreveu no site The Inauguration of President Donald Trump e recebeu apenas um e-mail de confirmação de inscrição no evento, enviado pelo endereço "contact@mail.t47inaugural.com". O convite apresentado ao STF no pedido para autorizar a viagem de Bolsonaro foi enviado pelo e-mail "info@t47inaugural.com". Além de convidar à posse, o texto também faz convite ao baile Starlight, um dos três bailes organizados no dia 20 de janeiro.
O autor da postagem enganosa foi procurado, mas não respondeu.
Saiba mais: A defesa de Bolsonaro pediu autorização ao STF para que o ex-presidente participe da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 20 de janeiro no Capitólio, em Washington. A solicitação é necessária porque Bolsonaro e outras 19 pessoas tiveram o passaporte retido em virtude de uma investigação da Polícia Federal a respeito da tentativa de um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
No pedido apresentado ao STF, a defesa de Bolsonaro mostrou o convite que foi enviado para o e-mail do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ministro Alexandre de Moraes solicitou mais documentos e informações para dar prosseguimento ao pedido. De acordo com a decisão de Moraes, a mensagem direcionada para o e-mail do parlamentar não foi enviada por um "endereço identificado" e não tinha horário e programação da cerimônia.
A defesa do ex-presidente alegou que os esclarecimentos solicitados por Moraes constam no próprio e-mail. De acordo com a equipe de Bolsonaro, o e-mail foi enviado por um endereço com o domínio oficial da posse (t47inaugural.com), o que faz da mensagem um convite oficial.
Após esses esclarecimentos, o ministro enviou um pedido de manifestação para a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o convite de Bolsonaro à posse de Donald Trump. Até o momento, não houve posicionamento da PGR sobre a autorização da viagem.
E-mail de resposta automática é diferente do de convite
As postagens enganosas afirmam que o convite apresentado pela defesa de Bolsonaro ao STF seria apenas uma resposta automática, que pode ser conseguida por qualquer pessoa ao acessar o site da organização da posse. É verdade que qualquer pessoa pode se inscrever na página The Inauguration of President Donald Trump para solicitar ingressos para o evento no Capitólio. No entanto, o remetente e o texto enviado para quem faz essa inscrição são diferentes dos do convite que foi apresentado para o STF.
A reportagem se inscreveu no site e recebeu apenas uma confirmação do registro. O e-mail é enviado pelo Trump Vance Inaugural Committee, com endereço eletrônico "contact@mail.t47inaugural.com". O texto afirma que o pedido de ingressos será analisado e que um novo e-mail de acompanhamento será enviado nas próximas semanas com detalhes adicionais. O e-mail também afirma que os ingressos para a posse não estão garantidos. Isso indica que não há confirmação de forma automática após a inscrição.
O site de inscrição informa que a cerimônia de posse é aberta para o público em geral e que não são necessários ingressos. O ingresso dá direito a participar de um comício, da posse e do desfile presidencial.
O material apresentado pelo ex-presidente ao STF tem conteúdo e endereço eletrônico diferentes. De acordo com o despacho do ministro Alexandre de Moraes, o e-mail partiu do "info@t47inaugural.com", com texto diferente da resposta automática gerada pelo procedimento de inscrição. Abaixo, o texto do convite na íntegra:
"Caro Sr. Bolsonaro, esperamos que este e-mail o encontre bem. Em nome do presidente eleito Trump, gostaríamos de convidar o presidente Bolsonaro e um convidado para a cerimônia de posse do presidente eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, DC. Além disso, gostaríamos de estender um convite ao presidente Bolsonaro e um convidado para comparecer ao Starlight Inaugural Ball na noite de 20 de janeiro."
Uma das publicações que afirmam que o convite seria apenas uma resposta automática é do influencer Thiago dos Reis. Ele também diz que a viagem para os Estados Unidos seria um plano de fuga de Bolsonaro. Procurado pela reportagem, ele não retornou os questionamentos.