Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É de 2017 vídeo em que Putin observa escolta de caças em janela de avião

GRAVAÇÃO FOI COMPARTILHADA POR VEÍCULO DE NOTÍCIAS ESTATAL; IMAGENS SÃO DE VISITA DO PRESIDENTE RUSSO À SÍRIA

18 dez 2024 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo no Instagram diz mostrar caças escoltando o avião do presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante um voo. As imagens mostram o líder russo observando pela janela do avião as aeronaves militares no céu. A legenda da postagem afirma que o vídeo teria sido postado pelo Kremlin, o governo da Rússia.

Registros de dezembro de 2017 foram identificados por meio da busca reversa de imagens
Registros de dezembro de 2017 foram identificados por meio da busca reversa de imagens
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. Esse mesmo vídeo circula desde dezembro de 2017. Foi possível encontrar registros antigos com a ajuda do Google Lens, uma ferramenta para busca reversa de imagens. No dia 11 daquele mês, Putin fez uma visita surpresa à base militar russa em Hmeimim, na Síria. As imagens foram compartilhadas pelo Russia Today, uma rede internacional de notícias controlada pelo Estado russo, e outros veículos internacionais.

Saiba mais: A postagem verificada aqui não esclarece a data do voo de Putin escoltado por caças, o que dá a impressão que o registro é recente. A busca reversa de imagens pelo Google Lens leva a uma checagem em inglês, publicada em maio deste ano por um site da Índia. Na época, a gravação foi compartilhada com a alegação de que Putin estaria viajando para participar do funeral do ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi - o que não é verdade.

A checagem publicada pelo site NewsMobile identificou o mesmo vídeo de Putin em uma postagem no X do Russia Today. A legenda traduzida diz: "Assista à filmagem de Putin observando enquanto um caça SU30SM escolta seu avião presidencial durante sua recente viagem à Síria". O post leva à reportagem completa, divulgada dia 11 de dezembro de 2017.

O texto do Russia Today explica o contexto do vídeo: "Enquanto Vladimir Putin se preparava para aterrissar na base aérea de Khmeimim, no oeste da Síria, para uma visita não anunciada - sua primeira à Síria - ele foi recebido por uma escolta de caças Su-30 e esticou o pescoço para ver melhor de dentro do avião. A base tem sido um centro das operações militares da Rússia na Síria nos últimos dois anos."

Segundo a Agência Brasil, Putin chegou à Síria no dia 11 de dezembro de 2017 e ordenou o início da retirada das forças russas mobilizadas no país. Putin foi recebido na base aérea russa de Hmeimim por várias autoridades, como o então presidente sírio, Bashar al Assad, e o ex-ministro da Defesa russo Sergei Shoigu.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade