Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Alckmin tenha gravado vídeo indicando site para receber indenização de até R$ 7 mil

CONTEÚDO USOU INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ADULTERAR VOZ DO VICE-PRESIDENTE E LEVAR VÍTIMAS A CLICAR EM LINK MALICIOSO

2 abr 2025 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, publicou um vídeo em suas redes sociais para ensinar como pedir uma indenização de até R$ 7 mil.

Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O post usa um vídeo real de Alckmin, mas altera a voz do vice-presidente com o uso de inteligência artificial para convencer as pessoas a clicarem em um link que leva a um site malicioso. A indenização divulgada não existe. O vídeo verdadeiro foi publicado no Instagram do vice-presidente em 3 de maio de 2024. Nele, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), falava sobre o crescimento da produção industrial no Brasil desde o início do governo, em 2023.

O que podemos aprender com essa checagem: O conteúdo fake aplica uma tática comum em golpes digitais. A imagem de uma pessoa conhecida é usada para gerar uma relação de confiança. Então pede que as pessoas cliquem em um link ao final do vídeo e forneçam seus dados a um atendente virtual.

O nome do site contido no link é "Benefício.com". Ao clicar, a pessoa é levada ao site de uma loja virtual aparentemente especializada em bolos e acessórios para festas de aniversário. É importante não clicar nos links, para evitar a instalação de um malware, e não fornecer nenhum dado pessoal ou bancário.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade