Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que diretora do FBI Janeen DiGuiseppi tenha sido fotografada em atentado contra Donald Trump

PUBLICAÇÕES CONSPIRACIONISTAS AFIRMAM QUE AGENTE ESTAVA ATRÁS DO EX-PRESIDENTE, FEZ CONTATO VISUAL COM ATIRADOR E DEMONSTROU FRUSTRAÇÃO APÓS ATAQUE; AGÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO NEGA E AFIRMA QUE DIGUISEPPI NÃO ESTEVE NO COMÍCIO

23 jul 2024 - 16h50
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a diretora assistente do FBI Janeen DiGuiseppi estava atrás do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante o atentado que ele sofreu no dia 13 de julho. Ela teria feito sinal para o atirador e demonstrado frustração após o homem errar o tiro. O atentado teria sido orquestrado por ela e por globalistas.

Card Janeen DiGuiseppi
Card Janeen DiGuiseppi
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A mulher apontada como a diretora assistente tem características físicas diferentes de DiGuiseppi. O FBI negou veementemente que ela seja a mulher nas imagens e disse ainda que ela não esteve no comício. O boato foi desmentido por diferentes veículos de imprensa americanos, incluindo a AFP USA, o Times Union, o Times Now e o Kansas City Defender.

Saiba mais: O conteúdo falso não viralizou apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, a diretora assistente do FBI Janeen DiGuiseppi é apontada por conspiracionistas como a responsável por orquestrar o atentado contra Trump, o que é falso.

As publicações usam uma foto oficial de Janeen, divulgada em 2021, quando ela foi nomeada agente especial encarregada do escritório do FBI em Albany, Nova York. A foto é comparada com a de uma mulher que aparece atrás de Trump na plateia do comício no último dia 13. Ela usa uma camiseta branca, boné preto e óculos escuros. No boné, é possível ler: "Jesus is my savior, Trump is my president" ("Jesus é meu salvador, Trump é meu presidente", em português).

Confira as checagens do 'Estadão Verifica' sobre o atentado contra Donald Trump

Diferenças na fisionomia

Desde o ano passado, Janeen DiGuiseppi é diretora assistente do Escritório de Ameaças Internas do FBI, em Washington, DC. A foto oficial divulgada pelo FBI é a mesma de 2021, em que ela aparece sorrindo.

Apesar de haver alguma semelhança entre elas, uma comparação entre a mulher do comício e outras imagens de Janeen em ocasiões distintas mostra que há diferenças na fisionomia delas. Janeen tem o formato do maxilar mais quadrado, incluindo o queixo, enquanto a mulher no evento tem o queixo mais pontudo.

Elas também têm marcas de expressão distintas ao redor dos lábios e Janeen tem um nariz mais voltado para cima do que a mulher das imagens. Ainda há diferenças no formato das orelhas das duas mulheres.

FBI diz que diretora assistente não estava no comício

Em nota ao Verifica, o FBI disse que as alegações sobre a participação de Janeen DiGuiseppi no atentado são "categoricamente falsas". "A pessoa retratada não é ela e ela não compareceu ao comício. Os homens e mulheres do FBI trabalham incansavelmente e abnegadamente para proteger os outros todos os dias, e os falsos rumores e as teorias da conspiração que visam estes funcionários públicos dedicados são repreensíveis e irresponsáveis", diz a nota.

A reportagem não encontrou redes sociais oficiais em nome de Janeen DiGuiseppi e não foi possível saber se ela desativou as contas. Segundo o FBI, conteúdos como este são perigosos e muitas vezes levam a ameaças contra agentes e seus familiares. "O FBI continuará a trabalhar com os nossos parceiros para responsabilizar qualquer pessoa que faça ameaças violentas contra eles ou qualquer um de nossos colegas na aplicação da lei", completa.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade