É falso que Flávio Dino visitou ONG no RJ que armazenava armas e granadas
Publicações com a alegação falsa acumulavam 100 mil visualizações no YouTube e 4.500 compartilhamentos no Facebook
É falso que a polícia apreendeu armas e granadas no terreno de uma ONG carioca que recebeu visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). A organização que foi alvo de operação da polícia no último dia 19 é a Projeto Multiplicação Social, localizada no Complexo de Israel. Já a ONG visitada por Dino em março é a Redes da Maré, que fica no Complexo da Maré e não tem qualquer relação com o episódio de apreensão de armamentos.
Publicações com a alegação falsa acumulavam 100 mil visualizações no YouTube e 4.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (29).
Você se lembra que o ministro da Justiça adentrou em uma favela que é comandada pelo tráfico de drogas? (...) Ele foi se encontrar com uma ONG, segundo ele. Agora, presta atenção no vídeo a seguir, o que essa ONG, que ama muito o ministro, estava fazendo. Estava guardando 'guarda-chuvas', mais conhecidos como fuzis, dentro da ONG
Publicações nas redes enganam ao afirmar que a ONG Redes da Maré, responsável por organizar evento no Complexo da Maré em março deste ano que contou com a participação do ministro da Justiça, Flávio Dino, teria sido alvo de uma operação policial no último dia 19. A organização em cujo terreno foram encontrados armamentos e granadas é a Projeto Multiplicação Social, localizada no Complexo de Israel.
O Aos Fatos não localizou registros na imprensa ou nos perfis oficiais do ministro que apontem que ele tenha visitado a ONG Projeto Multiplicação Social.
No dia 13 de março, Dino compareceu à cerimônia de lançamento da 7ª edição do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. O objetivo da visita era ampliar o diálogo sobre segurança com organizações da sociedade civil.
Na época, imagens da visita alimentaram uma onda de desinformação — difundida até por parlamentares — que sugeriam a existência de um acordo entre Lula e o Comando Vermelho, facção que controla o tráfico na região da Maré. A presença do ministro no evento suscitou teorias conspiratórias de que o governo teria ligação até mesmo com as facções responsáveis pelos ataques que ocorriam à época no Rio Grande do Norte.
APREENSÃO DE ARMAMENTOS
No dia 19 de maio, a Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou um depósito com armas de fogo e explosivos em um terreno vinculado à ONG Projeto Multiplicação Social. Na ocasião, dez pessoas foram presas.
Poucos dias depois de o caso vir à tona, passaram a circular nas redes posts enganosos que alegavam que o apresentador Luciano Huck seria um dos sócios da organização. A alegação foi desmentida pelo Aos Fatos.
Referências:
2. Twitter
3. Instagram
5. O Globo
7. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)
8. G1