É falso que imagem de Lula caminhando no hospital após cirurgia na cabeça tenha sido feita em 2023
POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS DESINFORMAM AO RELACIONAR O REGISTRO ATUAL, EM SÃO PAULO, A OUTRA INTERNAÇÃO DO PRESIDENTE, QUANDO COLOCOU PRÓTESE NO QUADRIL, EM BRASÍLIA
O que estão compartilhando: que não seria atual a imagem em que Luiz Inácio Lula da Silva caminha no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo ao lado de um médico. Postagens que circulam nas redes sociais alegam que o registro teria sido feito em 29 de setembro de 2023, durante outra internação do presidente.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Fotos e vídeos que mostram Lula ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, um dos profissionais responsáveis pelo atendimento ao presidente na última semana, foram feitos por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República. As imagens foram postadas em 13 de dezembro nos perfis de Lula e Stuckert nas redes sociais e reproduzidas nos principais veículos de imprensa do Brasil. A ferramenta de busca reversa de imagens mostra que não há publicações anteriores a dezembro da foto de Lula no corredor.
Em meio aos boatos relacionados à cirurgia de Lula e ao seu estado de saúde, a referência ao dia 29 de setembro de 2023 reforça a onda de desinformação. Nesta ocasião, o presidente esteve internado no hospital Sírio-Libanês de Brasília para uma cirurgia de colocação de prótese no quadril e outra para retirar excesso de pele das pálpebras. Não foram divulgadas imagens dele no hospital. Lula teve alta no dia 1º de agosto daquele ano.
Saiba mais: esta mais recente internação hospitalar de Lula turbinou as redes sociais com informações falsas. Como mostram entre outras checagens do Estadão Verifica sobre o tema, o hospital Sírio-Libanês de São Paulo não pediu emissão de certidão de óbito para o presidente e o quadro de saúde de Lula não se agravou com sérias complicações cognitivas e motoras. Também é mentira, esclareceu o Projeto Comprova, que a primeira-dama Janja da Silva assumiria o cargo em caso de impedimento do marido.
Lula recebeu alta médica no final da manhã de domingo,15. Como noticiou o Estadão, os médicos recomendaram que ele permaneça em sua casa em São Paulo e evite exercícios físicos. O presidente ainda terá que fazer um exame de tomografia de controle, marcada para quinta-feira,19. Se nenhum problema for detectado, ele poderá retornar para Brasília.
Áudio sobre quadro de Lula ser 'gravíssimo' é de perfil que posta conteúdos inventados
Site 'Janjômetro' engana ao atribuir gastos do governo à primeira-dama e exagera valores de viagens