Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que jantar oferecido pelo governo Lula a líderes sul-americanos foi cancelado

6 jun 2023 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que um jantar organizado no Palácio da Alvorada pelo governo Lula (PT) a chefes de Estado da América do Sul foi cancelado por "falta de quórum", como alegam publicações nas redes. O encontro citado pelas peças de desinformação ocorreu no dia 30 de maio e contou com a presença de dez dos onze convidados. Em nota, a Secom desmentiu as alegações; relatos na imprensa também mostram que o evento de fato ocorreu.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Tik Tok nesta terça-feira (6). As peças de desinformação circulam também no Kwai e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Selo falso

O jantar que seria oferecido pelo Ladrão e a Conja aos presidentes sul-americanos, após a reunião do Itamaraty, não aconteceu. Foi discretamente cancelado por 'falta de quórum'.
Posts enganam ao alegar que o recente jantar oferecido pelo governo Lula a líderes sul-americanos foi cancelado
Posts enganam ao alegar que o recente jantar oferecido pelo governo Lula a líderes sul-americanos foi cancelado
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes mentem ao afirmar que um jantar organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada após encontro com chefes de Estado sul-americanos teria sido cancelado por falta de adesão. Relatos divulgados na imprensa mostram que o evento ocorreu no dia 30 de maio e contou com a presença de dez dos 11 convidados. O boato também foi desmentido pela Secom (Secretaria de Comunicação Social).

Estiveram presentes no jantar os presidentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Venezuela e Uruguai. A presidente peruana, Dina Boluarte, não pôde comparecer, já que está impedida de deixar o país por questões judiciais, mas enviou Alberto Otárola, presidente do Conselho de Ministros, como seu representante.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o chef João Diamante, responsável pelo cardápio, afirmou que a comida foi elogiada pelos líderes sul-americanos. Diamante publicou a foto do menu nas redes e aparece ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva em um vídeo gravado na cozinha do Alvorada que foi publicado no Instagram no dia do jantar.

As peças de desinformação alegam que o evento não teria acontecido em razão da defesa de Lula ao regime de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. A declaração do presidente brasileiro de fato foi rebatida pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, do Equador, Guillermo Lasso, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, que, no entanto, não se abstiveram do jantar.

Referências:

1. Folha de S.Paulo

2. Governo federal (1 e 2)

3. BBC Brasil

4. Twitter

5. Instagram

6. Aos Fatos

7. Carta Capital

8. O Globo

9. CNN Brasil

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade