É falso que Lula tenha adulterado vídeo de encontro com petroleiros em Angra dos Reis (RJ)
USUÁRIOS SUSPEITARAM QUE MOVIMENTOS LABIAIS NÃO ESTARIAM SINCRONIZADOS COM ÁUDIO DE POSTAGEM; GRAVAÇÃO FEITA POR OUTRO ÂNGULO PERMITE ATESTAR AUTENTICIDADE
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria postado um vídeo com áudio manipulado para simular apoio de funcionários da Petrobras em visita a Angra dos Reis (RJ).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Duas pessoas que estiveram no local confirmaram que, quando o presidente chegou, foi recebido aos gritos de "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". O Estadão Verifica assistiu a uma gravação filmada de outro ângulo do mesmo evento que comprova a autenticidade do áudio.
Ana Paula classificou o boato como mentira. Ela compartilhou um vídeo que gravou com o próprio celular, do momento em que Lula chegou ao local da recepção. Na gravação, é possível ouvir a canção "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". Assista:
Deyvison, que é coordenador-geral da Federac¸a~o U´nica dos Petroleiros, disse que foi ele quem começou a cantar, estimulando outros a fazerem o mesmo. "Assim que o presidente apontou (no horizonte) com seu chapéuzinho e foi entrando no gramado, eu puxei o 'Olê, olê, olá' e todos vieram juntos batendo palmas", disse ao Verifica.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) disse que Lula foi saudado pelos trabalhadores e que enquanto ele cumprimentava alguns, os demais continuavam a cantar. A Secom enviou ao Estadão Verifica um vídeo feito por outro ângulo, de frente. Confira:
