Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso vídeo que mostra Sergio Massa cheirando cocaína

9 nov 2023 - 13h37
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que um vídeo mostra o ministro da Economia da Argentina e candidato à Presidência do país, Sergio Massa, cheirando cocaína. A gravação que circula nas redes foi editada para incluir o rosto do político em uma filmagem antiga que mostra um homem não identificado consumindo a droga.

O vídeo manipulado acumulava dezenas de milhares de visualizações no TikTok e no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter até a tarde desta quinta-feira (9).

Selo falso

Esse é o candidato do Lula na Argentina (Sérgio Massa) cheirando até trincar.
Vídeo editado mostra Sergio Massa cheirando cocaína
Vídeo editado mostra Sergio Massa cheirando cocaína
Foto: Aos Fatos

É editado o vídeo que tem circulado nas redes para fazer crer que o candidato argentino Sergio Massa teria sido flagrado cheirando cocaína. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as peças de desinformação manipularam uma gravação disponível nas redes desde 2016 que mostra um outro homem, não identificado, consumindo a droga (veja abaixo).

Uma comparação entre os frames mostra, por exemplo, que os dois homens usam a mesma roupa e estão com as mãos na mesma posição em ambos os vídeos. A voz presente na gravação original também permanece no vídeo editado.

Comparação mostra semelhanças entre vídeo original de homem consumindo cocaína e imagens editadas de Massa.
Comparação mostra semelhanças entre vídeo original de homem consumindo cocaína e imagens editadas de Massa.
Foto: Aos Fatos

Edição. Vídeo manipulado (dir.) mostra Massa com a mesma roupa e na mesma posição que homem da gravação original (esq.), que virou meme nas redes em 2016 (Reprodução/Youtube)

Massa disputa o segundo turno das eleições presidenciais na Argentina com o candidato de extrema-direita Javier Milei no dia 19 de novembro. Na primeira etapa do pleito, o candidato governista ficou em primeiro lugar, com cerca de 36% dos votos, enquanto Milei terminou com 30%.

Desde o primeiro turno, peças de desinformação tentam relacionar Massa ao consumo de cocaína. Agências de checagem argentinas já desmentiram, por exemplo, que o político teria recebido de seus eleitores pacotes com a droga ou que uma foto antiga mostraria fileiras de cocaína em cima de sua mesa.

Referências:

1. Governo da Argentina

2. Chequeado

3. AFP

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade