Fachada de pelotão do Exército no MS não foi pintada de vermelho recentemente
É falso que a fachada de um quartel em Mundo Novo (MS) foi pintada de vermelho depois que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidenciais, como sugerem publicações nas redes. O pelotão mostrado no vídeo usa as cores branca e vermelha ao menos desde 2016, como é possível conferir em fotos publicadas no site oficial do Exército. Segundo a corporação, essa composição é historicamente usada pelas equipes de cavalaria.
O vídeo enganoso acumulava ao menos 120 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (19). Ele também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Estou aqui no Mato Grosso do Sul, em Mundo Novo, perto da divisa com o Paraná, e me deparei com essa situação. Pintaram a base do Exército (...) Toda ela pintada de vermelho. Eu sempre passava aqui. Essa base do Exército sempre foi verde-oliva.
É enganoso o vídeo que circula nas redes em que um homem não identificado afirma que um quartel do Exército em Mundo Novo (MS) teria sido pintado de vermelho recentemente. Há registros de que a fachada do local possui essas cores ao menos desde 2016. O agrupamento é subordinado ao 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Amambaí (MS), que também utiliza a cor vermelha em suas dependências desde antes de Lula assumir a presidência.
Fachada. Foto de 2015 mostra que cavalaria da região usa as cores branco e vermelho em suas estruturas (Reprodução/Google Maps)
Em nota enviada ao Aos Fatos, o Exército explicou que a combinação de branco e vermelho é usada historicamente pela cavalaria da corporação. O vermelho também aparece nos uniformes e edificações das áreas da saúde e da logística, conforme determina uma portaria do Ministério da Defesa de 1980.
Diversos vídeos enganosos têm circulado nas redes sociais nas últimas semanas para sugerir que instalações do Exército em diferentes cidades teriam sido pintadas de vermelho após Lula assumir a presidência. Aos Fatos já desmentiu publicações que faziam alegações do tipo sobre quartéis em Porto Velho e Tucuruí (PA).
A Agência Lupa também publicou uma checagem sobre a peça de desinformação.
Referências:
1. Exército Brasileiro (1, 2 e 3)
2. Google Maps