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Fiado é boato: Uber não oferece a opção de ficar devendo e pagar na próxima viagem

MOTORISTA DEVE NOTIFICAR EMPRESA QUANDO PASSAGEIRO NÃO FAZ PAGAMENTO; QUEM ESTIVER EM SITUAÇÃO IRREGULAR PODE SER SUSPENSO DO APLICATIVO

18 mar 2025 - 11h51
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Vídeos nas redes sociais mostram usuários sugerindo que a Uber oferece a possibilidade de deixar o passageiro pagar a viagem na próxima vez que usar o serviço. A empresa nega que permita a prática de "pagar a viagem na próxima". Informações enganosas acabam gerando atrito e até casos de violência entre motoristas e passageiros.

Em setembro de 2024, uma motorista de aplicativo foi agredida por um passageiro em Osasco, na Grande São Paulo, após uma discussão sobre o pagamento da corrida. O desentendimento começou quando, ao chegar no local de destino, o passageiro pediu para pagar o valor na próxima corrida, e a motorista disse que não seria possível. O momento da agressão foi capturado pela câmera do veículo e o vídeo viralizou após ter sido publicado nas redes sociais.

Em nota, a assessoria de imprensa da Uber esclareceu que não é oferecida ao passageiro a possibilidade de "pendurar" um valor a pagar. O que ocorre é que o motorista pode avisar, por meio do aplicativo, quando um passageiro sai do carro sem pagar, o que gera um débito na conta do usuário. A Uber ressalta, porém, que "a solicitação de viagens sem o devido pagamento pode resultar na desativação da conta do usuário na plataforma".

As confusões ocorrem nas viagens pagas em dinheiro. Quando o meio de pagamento é cartão de crédito ou débito, a cobrança é automática.

Em alguns casos, é o motorista quem fica "devendo", por não ter troco para pagamentos em dinheiro. Em 2019, a Uber criou um recurso chamado Troco Automático para resolver essas situações. O uso da funcionalidade é opcional e permite que, ao fim da viagem, o usuário receba o valor a ser devolvido como crédito no próprio aplicativo. Essa opção tem um limite de troco de até R$ 50,00. O recurso não é disponibilizado para os passageiros, apenas para os motoristas.

A empresa reforça que os motoristas são orientados a dar troco sempre que possível. "A Uber recomenda que os motoristas utilizem essa funcionalidade apenas quando houver real necessidade e envia comunicações tanto para passageiros quanto para motoristas, reforçando a situação em que seu uso é apropriado."

Para obter mais informações sobre o "Troco Automático", visite o site oficial da Uber.

Este texto foi produzido a partir de uma parceria entre Uber e Estadão Verifica para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.

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Estadão
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