Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpistas inventam programa de distribuição de ceia de Natal para enganar cidadãos

15 dez 2023 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que o governo federal lançou o programa "Ceia para Todos" para distribuir kits para a ceia de Natal a preços populares. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham links de sites que imitam a identidade visual de veículos jornalísticos e da empresa de alimentos Seara para roubar dinheiro e dados pessoais de usuários.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (15)

Selo falso

Em setembro de 2023 foi realizado o lançamento do Programa Ceia Para Todos através do gov.br, onde a empresa Seara, conhecida em todo o país, foi a vencedora da licitação premiada para a distribuição de kits com a famosa 'taxa popular'.
Foto: Aos Fatos

Golpistas têm compartilhado nas redes vídeos que imitam a identidade visual de veículos jornalísticos para fazer crer que o governo federal criou o programa "Ceia para Todos" em parceria com a Seara. A iniciativa de distribuição de alimentos para a ceia de Natal, no entanto, não existe. O boato foi desmentido pela Secom (Secretaria de Comunicação Social), pela Seara e pela CNN Brasil.

Os vídeos falsos, que simulam uma notícia da CNN Brasil, redirecionam ao site programa-ceia-brasil.site, que imita a identidade visual do G1. Nenhum dos dois veículos publicou qualquer notícia sobre o falso programa.

Ao clicar em botão que supostamente permite consultar a elegibilidade ao benefício, o usuário é levado a um chatbot — assistente virtual alimentado por inteligência artificial — que imita a identidade visual da Seara e simula um canal de atendimento ao cidadão. Lá, é solicitado um número de CPF e então o pagamento de uma "taxa popular" no valor de R$ 69,90.

Ao longo das últimas semanas, as redes têm sido tomadas por uma série de golpes que anunciam supostos programas governamentais para roubar dados ou o dinheiro de usuários. Aos Fatos desmentiu, por exemplo, que o Executivo teria criado um projeto para distribuir recursos para a compra de cestas básicas e feito uma parceria com a marca LG para vender aparelhos de ar-condicionado a preços mais baixos.

Referências:

1. Secom

2. Seara

3. CNN Brasil

4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade