Gravação que mostra Bolsonaro sendo ovacionado foi registrada em 2022 em Brasília, e não recentemente na Argentina
É falso que um vídeo mostrando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aplaudido por uma multidão aos gritos de "mito" foi gravado recentemente em Buenos Aires, capital da Argentina, durante a posse do presidente Javier Milei. A filmagem que circula nas redes registra, na realidade, a chegada de Bolsonaro ao Encontro Nacional do Agro em Brasília em agosto de 2022.
Publicações com o conteúdo enganoso somavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok e 115 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
[Bolsonaro] ovacionado em Buenos Aires
Um vídeo que mostra Bolsonaro subindo em um palco enquanto é ovacionado pela plateia tem sido compartilhado nas redes como se fosse um registro da recente visita do ex-presidente a Buenos Aires. Ainda que Aos Fatos não tenha encontrado o registro original da gravação, é possível atestar via comparação que as cenas foram gravadas em agosto de 2022 em Brasília durante o Enagro (Encontro Nacional do Agro).
- Bolsonaro e os outros convidados aparecem com as mesmas roupas no vídeo compartilhado pelas peças de desinformação e no registro do evento do setor agropecuário;
- A reação da plateia também é idêntica: após os aplausos, o público começa a entoar a palavra "mito";
- Por fim, em ambos os vídeos é possível ouvir um mesmo aviso por parte do mestre de cerimônias, que pede que os presentes se coloquem em posição para a apresentação do hino nacional;
Comparativo. O vídeo difundido pelas peças enganosas, na realidade, retrata a chegada de Bolsonaro no Enagro 2022, como mostra comparativo feito a partir da transmissão ao vivo do evento.
Durante o evento agropecuário, Bolsonaro subiu ao palco para discursar ao lado de seu candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto (PL), e de alguns ministros. Nas imagens compartilhadas pelas peças de desinformação, é possível ver, por exemplo, o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), e o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
É fato, no entanto, que Bolsonaro foi ovacionado ao chegar à posse do presidente Javier Milei em Buenos Aires no último domingo (10). Durante o evento, o brasileiro tirou fotos com o líder argentino e se sentou no palco ao lado de outros chefes de Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu à posse, mas enviou o chanceler Mauro Vieira para representar o Brasil.
Essa não é a primeira vez que usuários compartilham desinformação relacionada à participação de Bolsonaro na posse de Milei. Em checagem anterior, Aos Fatos mostrou que um vídeo gravado em 2020 em que um imigrante haiatino confronta o ex-presidente tem circulado nas redes como se fosse recente e registrasse um diálogo entre Bolsonaro e um repórter argentino.
Referências:
1. YouTube
3. X
6. TV Cultura
7. Aos Fatos