Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem fazendo 'dancinha' em vídeo não é Camilo Santana, ministro da Educação

6 abr 2023 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que um vídeo mostra o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), rebolando em cima de um palco, como afirmam publicações nas redes. A gravação, na verdade, registra um momento de descontração do vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT-BA) durante uma palestra para educadores na Uneb (Universidade Estadual da Bahia).

As publicações enganosas, que sugerem ainda que a dança seria um "mau exemplo" para crianças e adolescentes, têm sido disseminadas no Facebook, no Twitter e no Instagram, nos quais acumulam centenas de compartilhamentos. O conteúdo também circula em redes de vídeos curtos, como Kwai, TikTok e Helo.

Selo falso

Se o ministro da educação dança desse jeito, imagina a sua filhinha…
Vídeo de vereador de Salvador dançando circula como se mostrasse o ministro Camilo Santana
Vídeo de vereador de Salvador dançando circula como se mostrasse o ministro Camilo Santana
Foto: Aos Fatos

Um homem que aparece dançando em vídeo que circula nas redes tem sido identificado por usuários como o ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana — o que é falso. Quem aparece na gravação é o vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT-BA). O registro original foi publicado pelo próprio político no Instagram, no dia 25 de março. Na ocasião, ele participava de uma palestra na Uneb (Universidade do Estado da Bahia).

O evento, realizado no teatro da universidade, era voltado a profissionais da educação do estado e reuniu cerca de 650 representantes de creches comunitárias da região. Segundo o governo, as palestras tinham o objetivo de tratar sobre temas como a alimentação escolar infantil e a preparação dos educadores para o ensino de história. A dança realizada por Carballal, portanto, foi feita em um evento voltado para adultos.

O Boatos.org também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Câmara Municipal de Salvador

2. Instagram (@henriquecarballal)

3. Governo da Bahia

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade