Imagem de papa Francisco com respirador foi gerada com inteligência artificial
Ilustração faz parte de vídeo criado sinteticamente, que retrata o religioso acompanhado da virgem Maria no hospital
O que estão compartilhando: uma foto em que o Papa Francisco aparece deitado em uma cama hospitalar, usando respirador.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A imagem foi gerada com inteligência artificial (IA) - ela faz parte de um vídeo sintético que imagina o Papa em diferentes quartos de hospital acompanhado da Virgem Maria. Alguns erros deixam evidente que se trata de uma representação artificial, como a cruz sobre o peito de Francisco, que está distorcida. Além disso, a ferramenta de detecção de imagens falsas InVid confirmou que a ilustração do Papa não é real. Vale ressaltar que o Vaticano não divulgou fotos do líder religioso no Hospital Gemelli, em Roma, onde ele está hospitalizado há 15 dias.
Como está a saúde do papa?
Francisco foi hospitalizado com pneumonia em 14 de fevereiro. O boletim mais recente do Vaticano indica que o pontífice de 88 anos teve uma "crise isolada" de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e no repentino agravamento do quadro respiratório,
Ainda de acordo com o informe, o Santo Padre iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nas trocas gasosas. "Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas."
Embora seu prognóstico permaneça "reservado", os relatórios médicos dos últimos dias indicam uma progressão de melhora, principalmente com o anúncio da remissão de uma leve insuficiência renal.
Vale ressaltar que o Vaticano não divulgou imagens do Papa no hospital. As últimas fotos dele foram divulgadas no dia 14. /COM INFORMAÇÕES DA AFP
