Não há registro de que Nikolas Ferreira tenha dito que renunciaria ao mandato e moraria nos EUA
PARLAMENTAR NÃO FALOU SOBRE O TEMA NAS REDES SOCIAIS, EM DISCURSOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, OU EM NOTÍCIAS PUBLICADAS PELA IMPRENSA
O que estão compartilhando: que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) teria falado em renunciar ao mandato, deixar a política e ir morar nos Estados Unidos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registros públicos que indiquem que o deputado tenha manifestado intenção de renunciar ao mandato. O Verifica fez uma busca nos perfis de Nikolas no X, Instagram, Facebook e TikTok e não encontrou nenhum conteúdo em que o parlamentar fale sobre renúncia do mandato ou mudança de país. Também não há menção ao assunto nas colocações do parlamentar na Câmara dos Deputados e em entrevistas à imprensa.
A reportagem procurou a assessoria do deputado, mas não obteve retorno.
Saiba mais: O conteúdo, encontrado na internet desde pelo menos 22 de março, não especifica quando o parlamentar teria feito a declaração sobre se mudar de país. O uso da palavra "urgente" sugere que se trataria de uma notícia recente.
Recentemente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu licença do mandato para ficar nos Estados Unidos e buscar "sanções aos violadores dos direitos humanos". Uma postagem no X especula que Nikolas Ferreira teria dado a entender que renunciaria ao mandato e iria morar com Eduardo no país norte-americano. No entanto, não há nenhuma manifestação pública do deputado sobre o assunto.
Vídeo de Magno Malta tem velocidade reduzida para parecer que senador está sob efeito de álcool
Vídeo clona voz de senador Cleitinho para promover golpe da indenização
Sobre a decisão de Eduardo Bolsonaro, Nikolas compartilhou no X uma publicação do jornalista Rodrigo Constantino, no qual ele concorda com a atitude do filho de Jair Bolsonaro e sugere que o ex-presidente deveria buscar abrigo na embaixada americana.
Ao republicar o conteúdo, Nikolas comentou: "Me lembro que na campanha eu dizia o seguinte: se a gente perder é triste, mas se o Bolsonaro perder é uma tragédia. A situação no Brasil é anormal e tirânica. Que Deus nos guie e nos fortaleça." Ele desejou forças a Eduardo.
Como lidar com postagens do tipo: o conteúdo aqui verificado tem características típicas de uma postagem falsa. Um indício é o uso de termos como "urgente" para chamar atenção e sugerir que a informação é recente e relevante. Desconfie de publicações sem fontes confiáveis ou detalhes que comprovem a notícia. No caso do anúncio de renúncia de Nikolas Ferreira, uma busca no Google mostra que não há registros da declaração nas redes sociais do deputado, nem na imprensa.
