Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não há registro de que Nikolas Ferreira tenha dito que renunciaria ao mandato e moraria nos EUA

PARLAMENTAR NÃO FALOU SOBRE O TEMA NAS REDES SOCIAIS, EM DISCURSOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, OU EM NOTÍCIAS PUBLICADAS PELA IMPRENSA

25 mar 2025 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) teria falado em renunciar ao mandato, deixar a política e ir morar nos Estados Unidos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registros públicos que indiquem que o deputado tenha manifestado intenção de renunciar ao mandato. O Verifica fez uma busca nos perfis de Nikolas no X, Instagram, Facebook e TikTok e não encontrou nenhum conteúdo em que o parlamentar fale sobre renúncia do mandato ou mudança de país. Também não há menção ao assunto nas colocações do parlamentar na Câmara dos Deputados e em entrevistas à imprensa.

A reportagem procurou a assessoria do deputado, mas não obteve retorno.

Saiba mais: O conteúdo, encontrado na internet desde pelo menos 22 de março, não especifica quando o parlamentar teria feito a declaração sobre se mudar de país. O uso da palavra "urgente" sugere que se trataria de uma notícia recente.

Recentemente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu licença do mandato para ficar nos Estados Unidos e buscar "sanções aos violadores dos direitos humanos". Uma postagem no X especula que Nikolas Ferreira teria dado a entender que renunciaria ao mandato e iria morar com Eduardo no país norte-americano. No entanto, não há nenhuma manifestação pública do deputado sobre o assunto.

Vídeo de Magno Malta tem velocidade reduzida para parecer que senador está sob efeito de álcool

Vídeo clona voz de senador Cleitinho para promover golpe da indenização

Sobre a decisão de Eduardo Bolsonaro, Nikolas compartilhou no X uma publicação do jornalista Rodrigo Constantino, no qual ele concorda com a atitude do filho de Jair Bolsonaro e sugere que o ex-presidente deveria buscar abrigo na embaixada americana.

Ao republicar o conteúdo, Nikolas comentou: "Me lembro que na campanha eu dizia o seguinte: se a gente perder é triste, mas se o Bolsonaro perder é uma tragédia. A situação no Brasil é anormal e tirânica. Que Deus nos guie e nos fortaleça." Ele desejou forças a Eduardo.

Como lidar com postagens do tipo: o conteúdo aqui verificado tem características típicas de uma postagem falsa. Um indício é o uso de termos como "urgente" para chamar atenção e sugerir que a informação é recente e relevante. Desconfie de publicações sem fontes confiáveis ou detalhes que comprovem a notícia. No caso do anúncio de renúncia de Nikolas Ferreira, uma busca no Google mostra que não há registros da declaração nas redes sociais do deputado, nem na imprensa.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade