Postagem inventa relação entre incêndio na Globo e USAID
NÃO HÁ REGISTRO DE REPASSES DA AGÊNCIA AMERICANA À EMISSORA BRASILEIRA; POLÍCIA CIVIL AINDA INVESTIGA AS CIRCUNSTÂNCIAS DO FOGO
O que estão compartilhando: que o incêndio que atingiu os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, na terça-feira, 18, foi uma queima de arquivos relacionados à USAID.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registro de que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) tenha financiado qualquer projeto da Rede Globo. A emissora não aparece entre os beneficiários de assistência estrangeira da USAID nos últimos 20 anos. O incêndio que atingiu instalações da emissora nesta semana ainda está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Vale dizer que o fogo atingiu estúdios de gravação, não partes administrativas.
A autora do post aqui checado foi procurada, mas não respondeu até a publicação.
Saiba mais: o post no Instagram mostra imagens do incêndio nos Estúdios Globo. Sobre o vídeo, foi acrescentada uma legenda que pergunta: "será que estão queimando arquivos? USAID?. Nos comentários, usuários da rede social respondem que "estão queimando as provas".
A lista com dados divulgados de beneficiados pela USAID até dezembro de 2024 pode ser consultada aqui. A Globo não está entre elas — mas, mesmo que estivesse, isso não provaria irregularidade nos repasses da agência.
Algumas organizações atendidas pela USAID podem não estar relacionadas devido à legislação norte-americana, que permite que repasses públicos sejam mantidos em sigilo em alguns casos em pode haver risco à saúde ou à segurança nacional dos EUA.
Desde que o governo de Donald Trump começou a atacar a agência norte-americana, uma campanha de desinformação sobre a atuação do órgão ganhou força nas redes sociais. No Brasil, os boatos alegam, sem provas, que a USAID teria interferido no resultado eleitoral de 2022.
A USAID tem como atribuição fornecer assistência humanitária e para o desenvolvimento a outros países, principalmente por meio de repasses de fundos para organizações não governamentais, governos e organismos internacionais.
É falso que USAID tenha financiado Smartmatic para atuar nas eleições de 2022
Ex-secretário de Trump não disse que funcionários dos EUA trabalhavam no TSE; não há provas disso
Incêndio atingiu estúdios de gravação
Na terça, a Globo comunicou que o incêndio atingiu uma cidade cenográfica preparada para as gravações das próximas novelas das 19h e das 18h, Dona de Mim e Êta Mundo Melhor. Um cenário da série Tô de Graça, que já estava em operação, também foi atingido. Os setores incendiados são estúdios de gravação, não administrativos.
Conforme a Globo, o fogo foi combatido pelo 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, com o apoio da brigada da empresa. O Verifica procurou a emissora, mas não teve resposta.
Os bombeiros informaram que cerca de 40 militares foram deslocados para a ocorrência, com apoio de 13 viaturas e de drones da corporação com câmera térmica. A corporação foi acionada às 14h05 e, no fim da tarde, iniciou o trabalho de rescaldo das áreas atingidas para evitar que novos focos surgissem.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio. Conforme a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o caso foi registrado na 32ª Delegacia de Polícia, em Taquara, e agentes ainda realizam diligências para esclarecer as circunstâncias do início do fogo.
