Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sátira é compartilhada sem contexto como se fosse declaração de mãe em disputa por assento em avião

VÍDEO HUMORÍSTICO PERDEU SENTIDO ORIGINAL AO SER COMPARTILHADO NAS REDES SOCIAIS E FAZ USUÁRIOS ACREDITAREM SE TRATAR DE POSICIONAMENTO OFICIAL DA MULHER ENVOLVIDA NA POLÊMICA

11 dez 2024 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo em que uma mulher pede desculpas ao filho por não ter conseguido fazer outra passageira ceder o seu assento na janela de um avião.

Vídeo se trata de um conteúdo satírico que foi compartilhado fora de contexto
Vídeo se trata de um conteúdo satírico que foi compartilhado fora de contexto
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: trata-se de uma sátira que foi compartilhada fora de contexto. O conteúdo foi publicado por uma mulher que cria vídeos humorísticos no TikTok. Em seu perfil, ela se descreve como autora de "Sátiras do meu, do seu e do nosso dia a dia!". No vídeo que circula nas redes sociais, a criadora de conteúdo ironiza o episódio polêmico em que uma passageira foi hostilizada em um avião por se recusar a ceder seu assento a uma criança de quatro anos. Ela finge ser a mãe da criança que chorou por não conseguir permanecer na poltrona próxima à janela do avião, que pertencia à bancária Jeniffer Castro. Jeniffer foi gravada por uma passageira que, embora não tivesse relação com a criança, se incomodou com a situação e registrou o ocorrido, reclamando de falta de empatia.

A mãe da criança, Aline Rizzo, deu entrevistas esclarecendo que não foi a responsável pela gravação viral. Ela disse que não conversou com Jeniffer durante o voo.

Saiba mais: o vídeo original foi publicado no TikTok pelo perfil Juju Gil (confira aqui). A criadora do conteúdo identifica o vídeo como conteúdo de humor por meio da hashtag 'humortiktok'. Um trecho da gravação foi recortado e compartilhado no Instagram por outros usuários. Diferentemente da publicação original, o recorte foi repostado sem qualquer indicação de que se tratava de uma peça de humor. Acima da imagem do vídeo, uma legenda diz: 'Mãe do menino do avião pede desculpas ao filho por não conseguir tirar a mulher do...'. Nos comentários, usuários demonstram acreditar que o vídeo seria um pronunciamento real da mãe da criança.

Após a sátira viralizar, a autora publicou um esclarecimento de que a gravação era um meme (confira abaixo). "Gente, sim, era um meme. Aliás, na verdade, não era nem um meme, era uma crítica à atitude da moça que filmou a Jennifer", explicou a criadora de conteúdo. Ela demonstrou estar surpresa que os usuários não perceberam a ironia em suas falas.

Briga por assento na janela do avião

O episódio em que a bancária Jeniffer Castro foi hostilizada após se recusar a ceder seu assento próximo à janela do avião para uma criança viralizou nas redes sociais. Ao contrário do que foi inicialmente compartilhado, não foi a mãe da criança quem gravou Jeniffer, mas sim a nutricionista Eluciana Cardoso. Ela não tinha relação com a mãe ou a criança, mas se incomodou com a atitude da bancária e decidiu filmar a situação. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Eluciana expressou arrependimento. A reportagem também conversou com a mãe da criança, Aline Rizzo, que disse estar sendo atacada na internet.

À jornalista Renata Ceribelli, Aline disse que recebeu ameaças, xingamentos e críticas de pessoas que acreditavam que ela seria autora do vídeo. Em entrevista, a mãe explicou: "Eu queria deixar claro que não fui eu. Não gravei, não filmei, não ofendi a Jennifer em nenhum momento, não conversamos durante o voo, apenas pedi desculpas pelo meu filho estar sentado e retirei ele do local", esclareceu.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade