Sátira é compartilhada sem contexto como se fosse declaração de mãe em disputa por assento em avião
VÍDEO HUMORÍSTICO PERDEU SENTIDO ORIGINAL AO SER COMPARTILHADO NAS REDES SOCIAIS E FAZ USUÁRIOS ACREDITAREM SE TRATAR DE POSICIONAMENTO OFICIAL DA MULHER ENVOLVIDA NA POLÊMICA
O que estão compartilhando: vídeo em que uma mulher pede desculpas ao filho por não ter conseguido fazer outra passageira ceder o seu assento na janela de um avião.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: trata-se de uma sátira que foi compartilhada fora de contexto. O conteúdo foi publicado por uma mulher que cria vídeos humorísticos no TikTok. Em seu perfil, ela se descreve como autora de "Sátiras do meu, do seu e do nosso dia a dia!". No vídeo que circula nas redes sociais, a criadora de conteúdo ironiza o episódio polêmico em que uma passageira foi hostilizada em um avião por se recusar a ceder seu assento a uma criança de quatro anos. Ela finge ser a mãe da criança que chorou por não conseguir permanecer na poltrona próxima à janela do avião, que pertencia à bancária Jeniffer Castro. Jeniffer foi gravada por uma passageira que, embora não tivesse relação com a criança, se incomodou com a situação e registrou o ocorrido, reclamando de falta de empatia.
A mãe da criança, Aline Rizzo, deu entrevistas esclarecendo que não foi a responsável pela gravação viral. Ela disse que não conversou com Jeniffer durante o voo.
Saiba mais: o vídeo original foi publicado no TikTok pelo perfil Juju Gil (confira aqui). A criadora do conteúdo identifica o vídeo como conteúdo de humor por meio da hashtag 'humortiktok'. Um trecho da gravação foi recortado e compartilhado no Instagram por outros usuários. Diferentemente da publicação original, o recorte foi repostado sem qualquer indicação de que se tratava de uma peça de humor. Acima da imagem do vídeo, uma legenda diz: 'Mãe do menino do avião pede desculpas ao filho por não conseguir tirar a mulher do...'. Nos comentários, usuários demonstram acreditar que o vídeo seria um pronunciamento real da mãe da criança.
Após a sátira viralizar, a autora publicou um esclarecimento de que a gravação era um meme (confira abaixo). "Gente, sim, era um meme. Aliás, na verdade, não era nem um meme, era uma crítica à atitude da moça que filmou a Jennifer", explicou a criadora de conteúdo. Ela demonstrou estar surpresa que os usuários não perceberam a ironia em suas falas.
Briga por assento na janela do avião
O episódio em que a bancária Jeniffer Castro foi hostilizada após se recusar a ceder seu assento próximo à janela do avião para uma criança viralizou nas redes sociais. Ao contrário do que foi inicialmente compartilhado, não foi a mãe da criança quem gravou Jeniffer, mas sim a nutricionista Eluciana Cardoso. Ela não tinha relação com a mãe ou a criança, mas se incomodou com a atitude da bancária e decidiu filmar a situação. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Eluciana expressou arrependimento. A reportagem também conversou com a mãe da criança, Aline Rizzo, que disse estar sendo atacada na internet.
À jornalista Renata Ceribelli, Aline disse que recebeu ameaças, xingamentos e críticas de pessoas que acreditavam que ela seria autora do vídeo. Em entrevista, a mãe explicou: "Eu queria deixar claro que não fui eu. Não gravei, não filmei, não ofendi a Jennifer em nenhum momento, não conversamos durante o voo, apenas pedi desculpas pelo meu filho estar sentado e retirei ele do local", esclareceu.