Trump não comentou sobre uma suposta prisão de Bolsonaro; sátira circula sem contexto
CONTEÚDO SOBRE O PRESIDENTE ELEITO NOS EUA TER DITO PARA O EX-PRESIDENTE BRASILEIRO 'SE ENTENDER COM A JUSTIÇA' FOI PUBLICADO POR PÁGINA DE HUMOR, MAS PASSOU A CIRCULAR FORA DE CONTEXTO
O que estão compartilhando: reprodução de tuíte em que Donald Trump comentou sobre uma suposta prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Ele que se entenda com a justiça, não vou me indispor com o governo brasileiro para livrar ninguém da cadeia", teria dito o presidente eleito nos Estados Unidos.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. A página que publicou originalmente o conteúdo no X se define como um portal de notícias "isento de verdade" e de humor político. Também não foram encontrados registros de declarações como essa de Trump sobre Bolsonaro.
Leitores enviaram a sugestão de checagem pelo WhatsApp do Verifica (11) 97683-7490.
Saiba mais: Circula nas redes sociais que Donald Trump teria dito para Bolsonaro "se entender com a justiça porque não vai se indispor com o governo brasileiro" em caso de prisão do ex-presidente brasileiro. Trata-se de uma sátira.
Não foi localizada nenhuma declaração pública de Trump nesse sentido nas redes sociais. Também não há nenhum registro na imprensa profissional de que ele tenha falado isso.
A página que fez a postagem original no X se intitula como um perfil "isento de verdade" e que é dedicado a memes, sátiras e humor político. Apesar disso, uma reprodução do tuíte circulou em outras redes sociais sem o sentido original. Isso levou os usuários a acreditar que trataria-se de uma declaração real do presidente-eleito dos Estados Unidos.
Indiciamento de Bolsonaro
O ex-presidente Bolsonaro foi indiciado junto com outras 36 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 28 anos de prisão. No entanto, o ex-presidente não foi preso pelas acusações até o momento.
Bolsonaro só pode ser levado à cadeia caso o procurador-geral da República, Paulo Gonet, peça a prisão preventiva ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. A prisão preventiva só pode ser determinada, de acordo com o artigo 132 do Código Penal, quando se pretende impedir que um acusado, em liberdade, continue a praticar crimes ou para assegurar o processo de investigação sem interferências. Além disso, ele só pode ser preso se condenado pelo Supremo Tribunal Federal.
Quantos anos de prisão Bolsonaro pode pegar por crimes imputados em inquérito do golpe de Estado?
Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Como lidar com posts do tipo: É comum que páginas nas redes sociais inventem declarações de personalidades políticas de maneira satírica. Antes de acreditar, confira se o usuário não compartilha recorrentemente conteúdos humorísticos. Também poderíamos checar se a fala é verdadeira com uma pesquisa em notícias da imprensa profissional.