Vídeo clona voz de frei Gilson para divulgar promoção falsa de estatueta de Nossa Senhora de Fátima
POSTAGEM DIRECIONA USUÁRIO A SITE FRAUDULENTO, QUE USA INDEVIDAMENTE LOGO DA CANÇÃO NOVA
O que estão compartilhando: vídeo em que o sacerdote e cantor Gilson da Silva Pupo Azevedo, o frei Gilson, parece divulgar um site que oferece uma estatueta de Nossa Senhora de Fátima de graça.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O site direcionado pela postagem, que usa indevidamente o logo da Comunidade Canção Nova, é fraudulento. Ferramentas que afirmam detectar o uso de inteligência artificial em vídeos indicam que a gravação foi manipulada.
Para uma segunda análise, a reportagem recorreu ao Hive Moderation, ferramenta que também alega detectar manipulação em mídias. A plataforma indicou o mesmo resultado: é provável que o vídeo seja resultado de um conteúdo gerado por IA ou deepfake.
Como lidar com postagens do tipo: manipular vídeos de figuras públicas para compartilhar sites maliciosos é uma tática comum de enganação nas redes sociais. Para evitar cair em golpes, é importante averiguar a autenticidade do link. Veja algumas dicas:
Confira sempre a URL (endereço da página). É comum que sites maliciosos tenham um link extenso e pouco semelhante à página oficial; Verifique se a suposta promoção foi divulgada nas redes sociais oficiais da loja ou empresa; Examine o site. Endereços autênticos costumam ter diferentes elementos clicáveis dentro da página, diferentemente de links fraudulentos;Evite compartilhar dados pessoais em sites duvidosos. Como já mostrou o Verifica, o CPF pode ser usado para criar um cadastro falso com a finalidade de aplicar golpes.
