Vídeo de cerimônia do novo PAC circula como se mostrasse Lula sendo aplaudido na ONU
É falso que um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo ovacionado pelo público foi gravado na última terça (19) durante a Assembleia Geral da ONU, como afirmam publicações nas redes. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação foi registrada, na verdade, em agosto deste ano no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de lançamento do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 130 mil visualizações no Tik Tok, 30 mil visualizações no Kwai e mil curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (21).
Vídeo mostra Lula aplaudido de pé pelos chefes de estado na ONU que entoaram cânticos a favor do presidente brasileiro
Um vídeo em que o público bate palmas e canta "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula" tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse a reação de chefes de Estado ao discurso do presidente brasileiro na Assembleia Geral da ONU. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos constatou que a gravação original foi publicada no dia 11 de agosto e mostra a cerimônia de lançamento do novo PAC no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O registro foi postado no perfil oficial do ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta (PT). Na ocasião, Lula foi aplaudido de pé pela plateia ao falar sobre a necessidade de consolidar o processo democrático no Brasil a partir da convivência na adversidade.
Durante seu discurso na ONU, Lula foi interrompido sete vezes por aplausos, de acordo com a CNN Brasil. As congratulações vieram, por exemplo, quando o presidente reforçou o compromisso do país com a igualdade racial e a equidade salarial entre homens e mulheres e citou a queda nos números de desmatamento da Amazônia. Não há registros de que chefes de Estado tenham entoado palavras de ordem em apoio ao brasileiro.
- Um dos trechos compartilhados mostra que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outras pessoas presentes na cerimônia não bateram palmas, o que é fato;
- Já outras publicações recortam uma cena que mostra a comitiva do brasileiro aplaudindo para alegar que apenas membros do governo federal congratularam o presidente, o que não é verdade.
Referências:
1. G1
2. Tik Tok
4. CNN Brasil