Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo de helicóptero jogando bombas em Brasília não foi gravado recentemente

11 jul 2023 - 14h33
Compartilhar
Exibir comentários

Não foi gravado na última segunda-feira (10) o vídeo que mostra um helicóptero jogando bombas em Brasília que vem circulando nas redes. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o mesmo vídeo foi publicado no Kwai e no TikTok no dia 8 de janeiro deste ano, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

O vídeo descontextualizado acumula ao menos 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (11) e também circula no Kwai.

Selo falso

É guerra em Brasília 10/07/2023
Print de vídeo que mostra helicóptero sobrevoando e bombardeando Brasília
Print de vídeo que mostra helicóptero sobrevoando e bombardeando Brasília
Foto: Aos Fatos

São mentirosas as publicações que alegam que um vídeo noturno de um helicóptero sobrevoando e jogando bombas em Brasília teria sido gravado na noite da última segunda-feira (10). O registro de fato foi feito na capital brasileira — as imagens mostram as dependências do Sesi Lab —, mas está disponível nas redes ao menos desde o dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram os Três Poderes.

@edsonveiculos #patriota #bosonaro2022 #bolsonaro2022 #vibedodia ♬ som original - Edson Veiculos

Há registros de que a Polícia Militar do Distrito Federal jogou bombas de efeito moral nos manifestantes sediados em Brasília na época, mas o Aos Fatos não conseguiu confirmar que o vídeo que vem circulando nas redes foi, de fato, gravado naquele domingo.

As imagens se assemelham a registros da confusão de 12 de dezembro de 2022, quando manifestantes contrários à prisão do cacique José Acácio Serere Xavante tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília e incendiaram veículos que estavam nas proximidades.

Referências:

1. Correio Braziliense

2. Estado de Minas

3. Metrópoles

4. UOL

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade