Vídeo de médica negando atendimento a apoiador de Trump é encenação
PERFIL NO TIKTOK MOSTRA MESMOS ATORES ENCENANDO OUTRAS SITUAÇÕES
O que estão compartilhando: que uma médica teria se recusado a atender um paciente que vestia um boné de apoio a Donald Trump.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo é uma dramatização e foi publicado no TikTok por um perfil que produz conteúdos encenados. A mulher que aparece como médica e o suposto paciente podem ser vistos em outros vídeos no mesmo perfil.
Saiba mais: Vídeo compartilhado no TikTok e no X supostamente mostra uma médica expulsando um homem de um consultório porque ele está vestindo um boné com a sigla MAGA, que quer dizer "Make America Great Again" (Torne a América Grande de Novo, em português). A expressão foi slogan de campanha do presidente eleito Donald Trump. Os dois discutem em inglês enquanto a mulher ordena que o paciente retire o boné. Ela diz que não irá atendê-lo enquanto ele estiver usando o acessório.
O vídeo rapidamente se espalhou nas redes sociais entre apoiadores de Trump e chegou ao Brasil, com simpatizantes condenando a atitude da mulher. Em uma republicação do conteúdo no Instagram, uma usuária escreveu: "Aqui nos EUA, uma médica radical de extrema-esquerda se recusando a tratar um apoiador de Trump".
Por meio de busca reversa (veja aqui como fazer), o Estadão Verifica encontrou uma nota publicada em um site dedicado a divulgar notícias de cunho conservador desmentindo a história (leia aqui). No texto, o homem que aparece em cena é identificado como Thomas Gibson.
O Estadão Verifica procurou a conta de Thomas no TikTok e constatou que ele produz frequentemente vídeos de encenação para as redes (veja aqui). Ele é quem aparece no vídeo analisado. Já a mulher que interpreta a médica pode ser vista em outra postagem em seu perfil (veja aqui).
O portal de fact-checking Lead Stories também analisou o conteúdo e chegou à mesma conclusão (leia aqui).
Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
