Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo de Zé Trovão sobre paralisação de caminhoneiros no 7 de Setembro de 2021 circula como se fosse recente

6 set 2023 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários

Foi gravado em 2021, e não recentemente, um vídeo em que o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) afirma que os caminhoneiros estariam organizando uma paralisação para o 7 de Setembro. As imagens fazem parte de uma transmissão ao vivo que circula nas redes ao menos desde 5 de setembro daquele ano. Não há registros de que o deputado tenha alertado recentemente sobre novas paralisações. Em posicionamentos recentes, ele tem pedido a apoiadores que não participem das celebrações do Dia da Independência.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (6), além de circularem no TikTok. A peça fora de contexto também foi compartilhada no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Selo falso

Alerta urgente. Supermercados não será abastecidos (sic).
Publicação que tira de contexto vídeo de 2021 em que deputado Zé Trovão afirma que caminhoneiros vão fechar diversas estradas do país
Publicação que tira de contexto vídeo de 2021 em que deputado Zé Trovão afirma que caminhoneiros vão fechar diversas estradas do país
Foto: Aos Fatos

Um vídeo de 2021 em que o então militante bolsonarista Zé Trovão afirma que caminhoneiros estariam se organizando para fechar rodovias no 7 de Setembro voltou a ser compartilhado como se fosse recente. Na gravação, que circula nas redes ao menos desde 5 de setembro daquele ano, Trovão afirma que a pauta da categoria era o impeachment dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

No início desta semana, o próprio parlamentar publicou em suas redes um vídeo em que afirma que a transmissão antiga está circulando fora de contexto.

Diferentemente de anos anteriores, Zé Trovão tem defendido neste ano que seus apoiadores não participem das celebrações e "fiquem em casa", em referência ao lema usado no auge da pandemia de Covid-19. "Vamos mostrar que nós não apoiamos esse desgoverno, que esse desgoverno não representa nosso país e que nós queremos o impeachment em breve de Luiz Inácio Lula da Silva", disse o político em vídeo publicado nas redes.

Dias antes da transmissão que originou a peça de desinformação, Zé Trovão teve sua prisão determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. O pedido foi feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República) no contexto do inquérito que apurava a organização de atos antidemocráticos para o 7 de Setembro de 2021. Em dezembro, o político passou à prisão domiciliar.

Como parte das manifestações de 7 de Setembro, grupos de caminhoneiros de fato interditaram rodovias em 15 estados. Os bloqueios se dissiparam alguns dias mais tarde.

Esta peça também foi desmentida pelo Boatos.org.

Referências:

1. Valor Econômico

2. Facebook (Deputado Federal Zé Trovão)

3. O Globo (1, 2)

4. G1

5. CNN Brasil

6. Folha de S.Paulo

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade