Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo em que Romário chama seleção de 'rebanho de frango' é sátira feita com inteligência artificial

CONTEÚDO HUMORÍSTICO CIRCULA SEM CONTEXTO NAS REDES SOCIAIS; VOZ DO SENADOR FOI ALTERADA COM USO DA TECNOLOGIA

23 nov 2024 - 08h57
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo em que o senador Romário (PL-RJ) afirma que a seleção brasileira masculina de futebol é um "rebanho de frango" e são todos "fracos".

Romário não chamou seleção de rebanho de frango
Romário não chamou seleção de rebanho de frango
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: Romário não disse isso — o vídeo foi manipulado com uso de inteligência artificial, de acordo com ferramentas de detecção da tecnologia. O conteúdo foi postado originalmente por uma página de humor, que altera o discurso de figuras de futebol para fazer piada. Porém, passou a circular sem o contexto de que era uma brincadeira e enganou usuários nas redes sociais.

O vídeo de Romário foi criado usando uma entrevista do ex-jogador ao canal no YouTube Cara a Tapa. No vídeo verdadeiro, ele não compara a seleção a frangos. É possível atestar na íntegra do vídeo e na transcrição do conteúdo. No vídeo falso, é possível perceber que o movimento da boca e a voz não são naturais.

Saiba mais: Vídeo compartilhado no Instagram mostra Romário criticando a seleção brasileira. No vídeo, Romário diz que o time é uma "geração de rebanho de frango, tudo fraco". Leitores pediram a checagem deste conteúdo através do WhatsApp +55 (11) 976837490.

Por meio de busca reversa (veja aqui como fazer) foi possível chegar ao vídeo original da entrevista de Romário, que é de 2021. Ele conversou com a equipe de um canal do YouTube, o "Cara a Tapa". O episódio está disponível na íntegra na rede (confira aqui). Na conversa, Romário não compara, em nenhum momento, a equipe de futebol do Brasil a frangos.

Ao ser questionado sobre a qualidade do futebol nacional e internacional da época, Romário, que foi campeão do mundo em 94, respondeu: "Tecnicamente eu acredito que até a geração de 2002, que foi campeã, o futebol tinha um nível melhor. Na minha opinião, caiu sim. Eu posso te afirmar que no nosso País, no futebol brasileiro e lá fora. Apesar de que a gente tem Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappé, Pogba, Lewandowski... enfim. Mesmo com todos esses grandes jogadores que existem hoje no futebol mundial, tecnicamente, eu acredito que seja um futebol de menos qualidade do que a gente foi na época", respondeu. A fala está disponível a partir do minuto 8:41.

O vídeo em que Romário parece chamar a seleção de "frangos" tem a marca d'água de uma página de humor chamada "Ninguém nunca falou isso". Na descrição do perfil do TikTok, está escrito que "tudo é feito por IA sem ofender ninguém". Outros vídeos da página incluem brincadeiras com os jogadores Neymar, Gabigol e Vini Jr.

O Verifica submeteu o conteúdo checado a duas plataformas de detecção de vídeos criados ou modificados por IA, o TrueMedia e DeepWare. Ambas as plataformas confirmaram que houve manipulação do vídeo.

Porém, no vídeo com Romário a marca d'água da página está pouco visível. Um perfil no Instagram reproduziu o vídeo manipulado sem a descrição de que seria uma peça de humor feita com inteligência artificial.

Como lidar com postagens do tipo: Além de procurar se há notícias confiáveis sobre o conteúdo que você está com dúvida, outra saída para identificar se um conteúdo foi gerado ou manipulado por IA é: reparar em sombras ou ângulos inesperados no vídeo, reparar na movimentação dos lábios - verificar se eles parecem naturais e combinam com o áudio. Confira o guia que o Estadão Verifica preparou para não se enganar com desinformação gerada por inteligência artificial nas redes sociais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade