Vídeo mostra bandeira de Barcarena, no Pará, e não versão comunista do símbolo nacional
Não é verdade que um órgão público do Pará hasteou uma versão comunista da bandeira do Brasil, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra, na realidade, o emblema do município de Barcarena (PA), que possui similaridades com o símbolo nacional, mas traz um brasão do município e uma faixa vermelha que remete à revolta popular conhecida como Cabanagem.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 2.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (13). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Literalmente o Brasil é um país sem lei, se fosse nos USA, com certeza seria cadeia na hora. Detalhe, em um órgão público. Mais grave ainda!!!
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado mente ao alegar que um órgão público no Pará teria erguido uma versão comunista da bandeira nacional. Gravada em Barcarena (PA), a filmagem mostra, na realidade, o emblema do município hasteado no topo do prédio de uma agência local do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Criada em 1976, a bandeira de Barcarena tem similaridades com o emblema nacional, mas também guarda diferenças visíveis, como a presença do escudo do município, formado por uma chaminé e uma roda dentada, e de uma faixa vermelha que representa o sangue derramado na Cabanagem, revolta popular ocorrida no estado entre 1835 e 1840 que teve início no município.
Bandeira de Barcarena. Emblema do município paraense tem elementos similares aos do símbolo nacional. (Reprodução/Wikipédia)
Essa não é a primeira vez que peças de desinformação alegam que o governo Lula estaria implantando o comunismo no Brasil com base na presença da cor vermelha em símbolos e na fachada de instituições públicas. Neste ano, Aos Fatos desmentiu uma série de vídeos falsos (veja aqui, aqui e aqui) que afirmavam que as cores do Exército Brasileiro estariam sendo modificadas para adequá-lo a uma suposta nova ideologia política. O vermelho, no entanto, também é uma das cores oficiais da instituição.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.
Referências: