Vídeo não mostra fortes ondas atingindo ponte Rio-Niterói
Não é verdade que um vídeo mostra um registro recente da ponte Rio-Niterói sendo atingida por fortes ondas. A gravação que tem sido compartilhada fora de contexto circula há meses nas redes, conforme atestou Aos Fatos via busca reversa. Comparações entre a estrutura mostrada na filmagem e a ponte fluminense também permitem atestar que se trata de duas construções distintas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 17 mil curtidas no Instagram e 40 mil visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (17).
Olha o que está acontecendo na ponte Rio-Niterói.
Publicações enganam ao alegar que um vídeo mostrando uma estrutura atingida por fortes ondas registra uma cena ocorrida recentemente na ponte Rio-Niterói. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a filmagem está disponível nas redes há meses sem qualquer informação sobre o local da gravação. Comparações permitem atestar, no entanto, que a estrutura mostrada nas imagens não é a mesma que liga a capital fluminense à cidade vizinha.
A estrutura que aparece no vídeo possui características muito diferentes da ponte Rio-Niterói (veja comparação abaixo):
- A ponte do vídeo possui apenas duas faixas, enquanto a Rio-Niterói tem oito;
- Seus pilares de sustentação são arredondados, diferentemente da ponte brasileira, que possui pilares com arestas;
- Em determinado ponto, a estrutura também faz uma curva em uma espécie de morro, o que não acontece em nenhum momento na Rio-Niterói.
Comparação. Ponte Rio-Niterói (à esquerda) é mais alta e mais larga do que estrutura que aparece nas peças de desinformação (Ecoponte/Divulgação; Reprodução/Twitter)
É fato, no entanto, que diversos pontos do Rio de Janeiro registraram enchentes entre a noite de terça-feira (14) e a madrugada de quarta (15), após fortes chuvas atingirem a cidade. Em algumas regiões da zona oeste houve chuva de granizo.
Referências: