Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo não mostra juíza americana criticando Alexandre de Moraes, mas sim avatar gerado com IA

GRAVAÇÃO FOI PRODUZIDA COM FERRAMENTA QUE PERMITE CRIAR CONTEÚDOS COM PESSOAS QUE NÃO EXISTEM

31 mar 2025 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que uma juíza dos Estados Unidos mandou um "recado" para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em vídeo, ela teria dito que o magistrado "prende, persegue, cala, censura e dá 30 anos de cadeia para quem entrou com uma bíblia no STF".

Vídeo de juíza dos Estados Unidos com críticas a Moraes foi gerado por IA
Vídeo de juíza dos Estados Unidos com críticas a Moraes foi gerado por IA
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo não mostra uma juíza dos Estados Unidos, e sim um avatar feito por meio de inteligência artificial. A gravação foi gerada pela plataforma HeyGen, uma empresa de IA generativa, tecnologia que é capaz de criar imagens e áudios sintéticos.

O Estadão Verifica fez um teste na plataforma HeyGen com o avatar que aparece na gravação viral. Abaixo, é possível ver a mesma mulher desmentindo a postagem checada.

Ambos os vídeos têm características nítidas de IA. A voz da mulher, por exemplo, é robótica nas duas gravações. Além disso, os movimentos labiais não tem naturalidade.

A postagem aqui verificada também foi contestada por Aos Fatos e Reuters Fact Check.

Como lidar com postagens do tipo: suspeite de postagens que fornecem poucas informações. No caso aqui checado, a publicação compartilha um vídeo de uma suposta juíza dos Estados Unidos criticando as decisões de Alexandre de Moraes, mas não informa o nome da autoridade nem o contexto da gravação.

Cabe ressaltar que a peça verificada apresenta sinais evidentes de que foi gerada por IA. O Estadão Verifica já fez um compilado de dicas sobre como identificar conteúdos gerados pela tecnologia e explicações de como ela funciona. Leia aqui.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade