SP vive tarde caótica durante forte temporal; Defesa Civil emitiu alerta ‘severo’
Todas as regiões ficaram sob risco de alagamentos, ventos intensos e queda de granizo
São Paulo viveu uma tarde de caos nesta sexta-feira, 24, durante um forte temporal que atingiu a cidade. Imagens de ruas e até estações de metrô alagadas se espalharam pelas redes sociais com a velocidade que a água inundou partes da cidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por conta da chuva, parte do teto do Shopping Center Norte, na zona norte, desabou. O temporal também provocou alagamentos dentro do metrô, como aconteceu na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, também na zona norte. O volume de chuva foi tanto que transformou várias vias em "rios". Imagens que circulam nas redes mostram a inundação no Beco do Batman, ponto turístico que fica na Vila Madalena, na zona oeste.
Alerta via SMS
Pouco antes das 16h, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta "severo" sobre o perigo de chuvas intensas. A notificação, enviada às 15h57 por meio de mensagem SMS, destacava os riscos de rajadas de vento e alagamentos, orientando os moradores a permanecerem em locais seguros. Foi a primeira vez que a população recebeu no celular um alerta desse tipo na capital.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), todas as regiões da cidade, incluindo as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste, o Centro, além das marginais Tietê e Pinheiros, entraram em estado de atenção para alagamentos às 15h27.
O CGE informou que áreas de instabilidade, formadas pela brisa marítima em conjunto com o calor e a alta umidade, causaram chuvas intensas de forma isolada. O radar meteorológico apontou potencial para queda de granizo nas zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro. "As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em outras regiões da cidade", explicou o órgão.
Além das precipitações, rajadas de vento significativas foram registradas. Na estação meteorológica de Capela do Socorro-Cidade Dutra e no CEU Perus, os ventos alcançaram 27,8 km/h. No Aeroporto de Guarulhos, foram registrados 46,3 km/h às 15h06.
Entre 15h30 e 16h30, o Corpo de Bombeiros informou ter recebido 18 chamados relacionados à chuva. Dos quais um para queda de árvore, 16 para enchente ou inundação e um para desmoronamento/soterramento/desabamento.
O Terra também entrou em contato com a Defesa Civil em busca de mais informações, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Consumidores sem energia elétrica
De acordo com boletim divulgado pela concessionária de energia Enel, às 16h30, 157.244 residências estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo. Do total, 121.753 são imóveis na capital.
O município de Jandira, contudo, foi o proporcionalmente mais afetado, com 9.013 consumidores sem luz, o que representa 16,10% da rede.
Trânsito na capital
Por volta das 16h20, o trânsito também estava aumentando na cidade de São Paulo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia um total de 519 quilômetros de lentidão na capital.
Riscos e orientações
Com o avanço da chuva, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos. Para reduzir os impactos, orientou:
- Evitar ruas alagadas e correntezas;
- Permanecer longe de redes elétricas e árvores;
- Buscar abrigo em prédios e casas seguras;
- Planejar deslocamentos para evitar vias bloqueadas.
Informações sobre o trânsito e vias interditadas podem ser consultadas pelo telefone 156 ou no site da CET.