Água: saiba mais sobre seu ciclo natural e como despoluí-la

Cartola - Agência de Conteúdo

Indispensável para a nossa sobrevivência, a água é considerada um bem precioso. Porém, tanto por razões biológicas como pela intervenção humana, as fontes naturais de água potável são constantemente poluídas. Por isso, em diversas partes do mundo, especialmente onde o acesso à água é mais difícil, novas alternativas de despoluição têm sido testadas e utilizadas - como a dessalinização, por exemplo.

Se existe um número cada vez maior de processos eficientes e de custo acessível para despoluir a água, qual a necessidade de se preservar as fontes naturais e fazer um uso mais racional do líquido? "Você precisa racionalizar o uso da água porque a demanda nas áreas urbanas é maior, e como a oferta de água potável em reservas naturais tem um limite, quanto menos se poluir, menor vai ser o custo para tratá-la", explica o professor de recursos hídricos da UFRGS Carlos Tucci.

No infográfico a seguir, feito em colaboração com o professor de Engenharia de Tratamento de Água e Esgotos Antonio Benetti, Tucci e a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), entenda como funcionam três formas de despoluição da água e confira os caminhos percorridos por ela no seu processo natural, o ciclo hidrológico.

Especial para o Terra